Mudar o visual não é nenhum sacrifício e a maioria das mulheres costuma amar a hora de sentar na cadeira do salão para transformar as madeixas. A troca de estações do ano dá uma ajuda nesse ritual de modificações e pede uma despedida do visual ensolarado do verão para a chegada de fios mais sóbrios no inverno. "Enquanto no calor as mulheres desejam fios mais iluminados e pontos de luz em toda a cabeça, no frio a raiz mais escura é a pedida", conta o top cabeleireiro Marcos Proença, que revela tudo sobre a adequação dos fios para esse período.
Transformação não precisa ser radical
Segundo Proença, a mudança que leva os cabelos do verão direto para o clima do inverno é simples e sutil. Não há necessidade de abandonar o loiro só porque as temperaturas caíram - o segredo é saber adequar os fios e fugir dos contrastes muito fortes. "Para as mulheres com luzes e ombrés, o degradê mais suave cai bem. Uma transição harmônica entre a raiz e as pontas deixa o visual mais sóbrio e invernal", conta o expert.
Visual de inverno é mais prático na hora de cuidar
Quem ainda não se convenceu que o melhor é dar uma escurecida nas madeixas nessa época do ano, pode achar interessante a baixa manutenção que esse estilo exigedurante os meses mais frios. "A raiz mais próxima do tom natural exige menos retoques e, pensando nos cabelos durante todo o ano, pode ser uma estratégia boa para mantê-los saudáveis", revela o profissional, indicando que essa é uma ótima época para se preocupar mais com a saúde dos fios: "aproveite a temporada e invista em tratamentos e rituais de hidratação profunda", diz.
Conheça as apostas de Proença para os tons de 2014
Para amenizar o loiro da empresária Helena Bordon, Proença usou tons como o mel e base em castanho claro acinzentado. "O visual foi inspirado nas tonalidades dos cabelos das mulheres no fim do inverno europeu", revela o cabeleireiro. Já para a atriz Maria Pinna, o expert escolheu tons quentes que vão do marrom ao mel dourado nas pontas insinuando um efeito solar natural.