Quem tem a pele naturalmente seca sabe bem que deixar a hidratação de lado, mesmo que só por alguns dias, pode trazer alguns problemas no futuro, como o aspecto áspero e as temidas descamações. Mas, antes de escolher os produtos ideais é preciso ficar atenta as substâncias, a textura e até mesmo o modo de aplicação mais indicado. Para te ajudar com essa tarefa, o Beleza Extraordinária elaborou um manual da pele seca! Confira!
Cremes hidratantes com Vitamina E são ideais para tratar a pele seca
Hidratar a pele é o cuidado número 1 de quem sofre com o aspecto seco, mas não basta utilizar cremes hidratantes: é preciso ficar atenta aos ativos que eles possuem para garantir uma hidratação eficaz. Um dos componentes que se deve evitar é o álcool etílico, já que pode deixar a pele ainda mais sensível e propensa às irritações. Por outro lado, um dos compostos mais recomendados é a vitamina E, que hidrata, tem ação antioxidante e age como uma substância antienvelhecimento.
Como aplicar o hidratante: para o creme hidratante ser absorvido com mais facilidade, a dica é começar a aplicá-lo com a pele ainda úmida, logo após o banho, já que assim os poros estão mais abertos. Comece a aplicação de baixo para cima, iniciando nos pés e subindo em direção as pernas e coxas. Depois, espalhe o produto em movimentos circulares na barriga e nos braços e, por fim, use o hidratante específico para o rosto.
Sabonetes sem álcool e com vitamina E são os mais recomendados para pele seca
Na hora de lavar o rosto, a maior diferença para aquelas que possuem a pele seca é na escolha do sabonete específico: o mais indicado é optar por aqueles que com ação de limpeza mais suave e que não contenham álcool na fórmula, pois essa substância atua como um desengordurante, o que pode trazer ainda mais ressecamento, descamações e até mesmo coceira. Por isso, dê preferência a produtos que tenham componentes hidratantes na fórmula, assim como a vitamina E e a glicerina.
Demaquilar com água micelar é a opção para reequilibrar a pele seca
Além da falta de brilho natural e do toque áspero, a pele seca costuma ser mais propensa à sensibilidade. Por isso, é importante investir em demaquilantes que também tenham a função de tratar problemas da pele, como a água micelar. É um produto multiuso, que além de remover a maquiagem, age como um imã, retirando outras impurezas do rosto. As micelas presentes na água absorvem e arrastam as partículas de sujeira para fora da pele sem agredir a barreira de proteção natural.
Protetor solar com função hidratante é o mais recomendado
Na hora de escolher o protetor solar é importante optar por produtos que além de proteger a pele contra os danos da radiação UVA/UVB também tenham em sua fórmula o poder de hidratar a cútis. Dessa forma, a pele permanece hidratada mesmo sob a exposição solar. Há alguns produtos que, além de atuarem como filtro solar, também possuem função antioxidante e preserva o colágeno do corpo.
Cremes antirrugas minimizam imperfeições e deixam a pele com textura uniforme
A pele seca costuma ser mais fina e sensível, e acaba desenvolvendo rugas com maior facilidade, por isso, vale apostar em um produto antirrugas com ação hidratante que disfarça os poros abertos e suaviza rugas e marcas de expressão. Investir em cosméticos com a tecnologia Blur é uma boa opção, já que eles disfarçam as imperfeições na pele quase instantaneamente.
Matéria publicada em 11 de março de 2021, por Webedia.