A pele do rosto é naturalmente mais sensível do que qualquer outra parte do corpo e, por isso, pode ficar vermelha mais facilmente. Para acalmar a situação e evitar outros sinais de irritabilidade, como coceira e descamação, é preciso estar atenta aos motivos, que podem ser vários: espinhas, exposição solar, frio, exercícios físicos, depilação e rosácea. Para cada um desses fatores, há produtos e hábitos específicos que amenizam a aparência e ainda previnem outras manchinhas avermelhadas. Confira!
Vermelhidão por frio, sol ou depilação: água micelar ajuda a acalmar a pele
Se a sua pele ficou vermelha depois de fazer depilação, pegar frio ou muito sol, ou após remover a maquiagem, é provável que a situação seja momentânea - principalmente se o tipo da sua pele não está entre seca e sensível. Isso quer dizer que a pele provavelmente está desidratada ou com a circulação sanguínea afetada, abrindo espaço para a aparência avermelhada ou coceira. Uma dica útil e simples que ajuda a minimizar essa condição é usar loções micelares, que purificam, reequilibram o pH da pele e não contém álcool. A loção micelar não precisa de enxague, o que evita o uso do sabonete e de outra possível agressão contra a pele.
Vermelhidão após exercícios físicos: máscara de argila garante um efeito calmante para a pele
Se a sua pele pós-academia também costuma ficar vermelha e bem sensível, uma dica prática e que não tem nenhuma contra-indicação é apostar nas máscaras de argila para acalmar o rosto. Elas são as queridinhas do momento e podem ser encontradas em várias cores: no caso da pele avermelhada, as vermelhas e as pretas são ideias.
A vermelha costuma ter ingredientes calmantes e esfoliantes, como as algas vermelhas, e melhora a circulação sanguínea da pele. Já a argila preta contém carvão ativado e ilumina a face ao remover toxinas da pele.
Vermelhidão de acne: argila verde e produtos com niacinamida ajudam a minimizar manchas e controlar a oleosidade
Espinhas muito inflamadas também podem deixar a pele vermelha e, se esse é o seu caso, a dica é apostar nas máscaras de argila verde, que são matificantes e próprias para regular a oleosidade e ainda prevenir outras acnes. Se o que te incomoda são as manchas vermelhas antigas de acne, a dica é procurar cremes que contenham Niacinamida na fórmula, substância derivada da vitamina B3. A Niacinamida consegue clarear as manchinhas através da regulação da produção de melanina, proteína que, em excesso, escurece a pele.
Vermelhidão por rosácea: máscara de argila vermelha acalmam e suavizam
Quem tem rosácea costuma ficar com a pele vermelha com frequência, principalmente depois de muito estresse ou após pegar sol ou frio. Nesse caso, limpar a pele com água micelar e apostar nas máscaras de argila vermelha são boas opções para evitar uma irritabilidade ainda maior. A água micelar vai limpar e purificar a pele com rosácea, que também costuma ser oleosa, enquanto a argila vermelha usada 1 vez por semana ajuda a regular a circulação sanguínea e a minimizar a vermelhidão.
Matéria publicada em 7 de Março 2021, por Webedia.