Diversas são as manchas que podem aparecer na pele, entre elas estão as manchas brancas que podem ser indicativos de alergias, doenças ou reação à exposição excessiva do sol. Para te ajudar a entender mais sobre as possíveis causas das manchas brancas na pele e quais os tratamentos mais indicados, a dermatologista Fabiana Wanick, Membro das Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações para você tratar essas marcas na pele.
Quais são os tipos de manchas brancas na pele?
As manchas da pele surgem como resposta a alguma doença ou irritação, por isso elas sempre têm uma causa por trás. Para entender melhor qual é essa causa é necessário fazer um acompanhamento profissional, dessa forma é possível diagnosticar as causas das manchas brancas na pele.
“As manchas brancas podem surgir por uma variedade de coisas. Existem sinais brancos, micoses brancas, vitiligo, lúpus, dermatite, entre outras. A mancha branca na pele pode ser lisa, áspera e para entender qual definição da mancha é preciso fazer um diagnóstico para entender qual o tipo de mancha”, explica a dermatologista.
Vitiligo
O vitiligo é uma das principais causas do aparecimento de mancha branca na pele, esse tipo de mancha é crônica e corresponde a uma doença que gera falhas na produção de melanina do corpo que faz com que a pele não fique completamente com tom uniforme.
“Normalmente o vitiligo tem as bordas muito bem desenhadas. Esse tipo de mancha branca na pele pode surgir com o tempo e ganhar mais espaço no corpo. Ela surge em qualquer região do corpo, as características dessa manchas são a coloração branca e a aparência opaca. Uma curiosidade é que se o vitiligo aparece em uma área que em pelo ele também tende a ficar braco”, explica a dermatologista.
Micose
Outro fator que também incentiva o aparecimento de manchas brancas na pele é a micose. Elas são infecções desenvolvidas por conta da proliferação de fungos que podem afetar diversas partes do corpo, inclusive causando manchas brancas.
“Normalmente a micose tem alguma descamação na superfície da pele. Então os pacientes que têm micose branca têm a pele descamada com a coceira da área da mancha branca. Essa é uma forma de identificar se essa mancha é uma micose”, explica a dermatologista.
Manchas do sol
Uma das principais causas das manchas da pele é a exposição solar contínua sem a devida proteção solar. Entre as manchas que podem surgir desse hábito estão as manchas brancas na pele. “As manchas de sol que são brancas são pequenas e são espalhadas pelo corpo. Elas podem ser encontradas na perna, no colo e no dorso. Mas essas manchas têm uma característica de serem em gotas e bem menores”, define a dermatologista Fabiana Wanick.
Como tratar as manchas brancas na pele?
Para tratar a mancha branca na pele é necessário entender qual a causa dessa marca, como explica a dermatologista. “Entender a causa da mancha branca é primordial. A micose, também conhecida como pano branco, deve ser tratada com algum medicamento com ação antifúngica, sabonetes específicos ou um creme. As manchas brancas que podem surgir por conta do ressecamento da pele podem ser solucionadas com uma rotina de hidratação. O vitiligo tem um tratamento específico. Mas o importante é sempre manter o uso do protetor solar para proteger a pele”.
Para criar uma rotina de cuidados para pele com manchas, aposte na limpeza facial com o Gel de Limpeza Facial Hidratante e no Sérum Facial Preenchedor da linha Revitalift, enriquecido com ácido hialurônico ele proporciona uma hidratação facial profunda e ação antissinais com redução das linhas de expressão já nas primeiras semanas de uso. Para proteção solar, conte com o protetor solar Solar Expertise para pele e rosto, enriquecido com ácido salicílico ele age como anti-inflamatório e ajuda no controle da oleosidade da pele.
Quer saber os melhores produtos e rotinas para os seus cuidados com a pele? Faça o teste Skin Genius e entenda os melhores cuidados para sua pele através da nova plataforma de L'Oréal Paris. Teste agora!