Quando se trata de tintura, são diversos os nomes e tipos que são oferecidos em salões. Para quem quer clarear os cabelos, as técnicas mais conhecidas são as luzes e balaiagens, mas os nomes e as diferenças entre cada uma ainda confundem muita gente. A principal diferença entre ambas reside na forma de aplicação da tintura.
Saiba qual a cor que combina com o seu estilo
As luzes são feitas a partir de mechas finíssimas espalhadas por toda a cabeça para obter um clareamento sutil. Pequenas mechas são separadas e recebem a tintura para, em seguida, serem envoltas em papel laminado. Normalmente é usada uma touca plástica para separar as mechas. As luzes devem ser refeitas sempre que o fio crescer e aparecer a raiz com outra cor. É uma técnica similar ao reflexo, exceto pelas mechas que são mais finas.
A balaiagem - do francês "balayage" – é uma técnica rápida que utiliza apenas uma prancha de tingir. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel e recebem a tintura sem o uso de papel laminado ou toucas, de forma que a tintura seja espalhada por mechas distribuídas por toda a cabeça. É ideal para mulheres de base de cabelo mais claras, como o loiro escuro natural e para morenas que desejam apenas ter cabelos dourados.
É importante que antes de tomar qualquer decisão o cabelo e a pele sejam analisados para saber se resulta no mesmo conjunto. A pergunta básica que se deve fazer é "será que essa cor combina com o tom da minha pele?". Conversar com um profissional é fundamental na busca da harmonia do conjunto cabelo e tom de pele.
Para quem faz algum processo químico de alisamento frequentemente, os cuidados devem ser dobados: a tintura deve ser feita após o alisamento com intervalo de no mínimo uma semana e para manter a saúde dos fios, é necessário paciência e realmente desejar um bom resultado, caso contrário, não será uma boa opção clarear os cabelos. Cuidados básicos também são importante para os dias de sol forte, praia e piscina. É aconselhável o uso de creme capilar com filtro solar e para uma alternativa com estilo, os chapéus podem ser bons aliados para manter a cor viva e brilhante por mais tempo.
Para realçar a cor das luzes ou balaiagens, o corte repicado é ideal; valoriza as mechas mais claras e dá leveza nas pontas. O uso de xampu específico também ajuda a manter a cor dos fios, como as proteínas do cabelo que a balaiagem ou luzes tiram.
Matéria publicada em 22 de janeiro 2021, por Webedia.