Está pensando em mudar o tom do seu cabelo e realçar seus cachos? As luzes são uma ótima opção para deixar os cabelos cacheados iluminados e realçar o contorno da curvatura dos fios, deixando o visual destacado. Mas como em todo processo químico, as luzes em cabelos cacheados também exigem uma série de cuidados para preservar a saúde do fio e minimizar os danos que o procedimento químico pode causar no cabelo.
O blog Beleza Extraordinária trouxe algumas sugestões de como ter luzes em cabelos cacheados e dicas de como cuidar dos seus fios para que não fiquem fragilizados.
Cabelo cacheado com luzes: como escolher a tonalidade?
Ao escolher a tonalidade para fazer as luzes no cabelo cacheado é importante levar em consideração a escolha de um tom até 3 vezes mais claro que o seu fio. Como o cabelo cacheado possui uma estrutura mais delicada, as luzes podem ser feitas com coloração semi permanente para que não agrida a fibra capilar e possa manter o córtex mais preservado, sem correr os riscos e os danos que a descoloração deixam no cabelo.
Os tons dourados e mel são excelentes para quem quer mudar o visual e iluminar os fios, realçando a cor e a curvatura do cabelo e ainda permanece com o visual mais sutil, deixando apenas iluminado para contrastar o visual.
Mas se a opção é realizar luzes em cabelos cacheados para ter aquele tom mais quente e próximo ao loiro, a descoloração se faz necessária. Nesse caso é importante consultar um profissional especializado para avaliar as condições do cabelo e poder realizar o procedimento com segurança e preservar o máximo possível da saúde dos seus fios.
Opte por um visual mais sutil ou mais marcado
As luzes podem ser definidas como uma técnica onde os fios ficam iluminados desde a raiz até as pontas, deixando a cor mais sutil nos fios e que se misturam entre os demais fios do cabelo, trazendo maior naturalidade e sem deixar a cor muito marcada. Se você está procurando algo mais sutil, pode apostar na técnica de luzes em cabelos cacheados, para ter um cabelo deslumbrante.
Mas se você prefere fios mais marcados, as técnicas de balayage e hair contour podem deixar os fios com luzes em maior evidência e mesclam entre tonalidades mais escuras e claras, para dar uma impressão de profundidade nos cachos.
Como fazer luzes no cabelo cacheado?
Para fazer as luzes em cabelos cacheados deve-se tomar alguns cuidados para não danificar o seu fio. O cabelo cacheado possui a estrutura mais fina e consequentemente com mais riscos de danos ao passar por um procedimento químico, por isso é importante consultar um profissional especializado para avaliar a saúde do seu cabelo e não correr o risco de danificá-lo em maior grau.
Antes de fazer algum procedimento químico é recomendado que passe pelo processo de cronograma capilar semanas antes, para que seu cabelo possa recuperar alguns nutrientes e esteja mais equilibrado para receber a química nos fios.
O teste de mecha para testar a coloração e saber se seu cabelo aguenta o processo de descoloração, é super indicado para avaliar previamente a saúde dos fios e entender se ele está apto para passar por um procedimento químico.
Quais colorações podem ser usadas?
A Imédia Excellence possui cor intensa, garante a cobertura de 100% dos fios brancos e conta com uma fórmula de cuidado triplo, permitindo que o seu cabelo fique com a cor radiante. Sendo uma opção para quem deseja resultado permanente para os fios.
Já a linha de Casting Creme Gloss Poder Iluminador possui a fórmula sem amônia e tem o poder de iluminar os fios escuros de forma mais sutil, garantido até 4X mais brilho, além de ser compatível com cabelos quimicamente tratados.
Quais cuidados ter com luzes em cabelo cacheado?
Após o procedimento para fazer as luzes em cabelo cacheado é importante ter um cuidado pós química, para garantir a integridade dos fios e evitar danos, como o ressecamento e quebra do cabelo. Se você possui luzes mais loiras feitas no processo de descoloração, o ideal é usar um matizador uma vez por semana para neutralizar a cor e não ficar com aquele aspecto amarelado.
Outros cuidados como o cronograma capilar é o uso de tratamento específicos para cabelos quimicamente tratados, também são super importantes na manutenção dos fios, desta forma a fibra capilar consegue aos poucos se recuperar dos danos da química e reestruturar o fio.
Como não perder os cachos fazendo luzes?
É inevitável os danos que as luzes fazem no cabelo, principalmente na definição dos fios cacheados. Como o processo de clareamento age na abertura da fibra capilar para despigmentar o fio, acaba tirando a formatura do cacho. Para que seu cabelo cacheado não perca a forma e continue muito bem definido, aposte no cronograma capilar para repor os nutrientes e pode tratar o fio desde a cutícula até a parte interna do fio.
Evite fazer finalizações com produtos de fontes de calor, optando por finalizações manuais como a fitagem, que ajudam a definir o fio sem prejudicar ainda mais a saúde dele. O óleo de nutrição é sempre bem-vindo também, contribuindo para a nutrição dos fios e sendo uma ótima alternativa para evitar que o cabelo fique com aspecto ressecado.
Tenha sempre por perto o Óleo Extraordinário, que contém a combinação dos óleos de 6 flores raras da natureza, deixando o cabelo super macio, cheio de brilho e sem frizz.
Quanto tempo dura o cabelo cacheado com luzes?
A duração das luzes no cabelo cacheado podem variar muito com os tipos de cuidado e tipos de luzes que foram feitas nos fios. Quem opta por um visual mais próximo ao natural, como o morena iluminada, as luzes podem ter uma duração menor, já que o tom usado para iluminar os fios é próximo ao natural, sendo assim com o tempo ele pode ficar menos marcado, sendo necessários refazer o procedimento.
Já os cabelos cacheados que possuem luzes mais marcadas e bem claras costumam ter uma duração maior do efeito de luzes, além de deixar bem marcado nos cachos a iluminação. Mas ela pode ter sua duração comprometida na medida que a raiz cresce, deixando em desarmonia a cor da raiz com o as luzes do comprimento.
Em todo caso é recomendado que o retoque das luzes sejam feitas com o intervalo médio de 6 meses, pois desta forma você garante que a estrutura do fio esteja recuperada e menos danificada por conta dos tratamentos pós-química e evita que o cabelo passe por um procedimento invasivo com os fios desnutridos, como a descoloração.
Como hidratar cabelo cacheado após as luzes?
A hidratação capilar é responsável pela reposição de nutrientes e de água que os fios perdem diariamente, principalmente quando exposto a fatores externos como o clima, poluição ou perdem durante os procedimentos de finalização que usam fontes de calor.
Nesse caso é importante que a hidratação seja feita, juntamente com outro tipos de tratamento intercalados, dentro do cronograma capilar. Os cabelos cacheados costumam ter prioridades diferentes, principalmente quando há curvaturas diferentes, uns precisam mais nutrição e reconstrução enquanto outros necessitam mais hidratação e nutrição.
Opte por usar máscaras de tratamento especiais para cabelos descoloridos e quimicamente tratados e se possível, que sejam formulados para os tipos de cabelo cacheado. Dessa forma você consegue garantir que a hidratação reponha tudo o que seu cabelo cacheado com luzes necessita.