Você já ouviu falar em lowlights - ou, no bom português - luzes escuras no cabelo? Quando se fala em mechas, é natural pensar em nuances mais claras, como loiras, douradas e caramelo, mas a técnica lowlights é aquela que envolve luzes mais escuras do que a cor base dos fios. Para quem nunca ouviu falar na técnica, a vantagem do lowlights é que a combinação de madeixas claras com luzes escuras garante profundidade e dimensão ao cabelo, dando impressão de fios mais volumosos e até mais espessos. Confira todos os detalhes da coloração!
Highlights e Lowlights: saiba a diferença entre luzes claras e escuras
Já conhecidas pelas maiorias das mulheres, as tradicionais highlights iluminam e clareiam qualquer cor de cabelo. A ideia é que as luzes sejam em tons de loiro e castanhos mais claros do que a cor base do cabelo, seja ela virgem ou tonalizada, para dar aquele toque reluzente no visual.
Nas lowlights, acontece o contrário: são puxadas luzes mais escuras do que a cor do cabelo, gente por dentro e nos fios do contorno do rosto, com a intenção de dar profundidade e sobriedade ao cabelo. Essa profundidade é o que irá garantir um efeito mais volumoso as madeixas. A técnica é perfeita para donas de pele clara e com fios naturalmente claros que desejam fugir do visual pálido, e até mesmo para quem ficou loira e quer voltar a escurecer o cabelo aos poucos.
Como puxar luzes mais escuras no cabelo claro?
As técnicas usadas para fazer as lowlights, geralmente, são as mesmas feitas para clarear, como balaiagem, reflexos e ombré, mas com uma diferença: as luzes devem ser puxadas por dentro dos cabelos, como na parte da coroa da cabeça e nas mechas ao redor do rosto, para que o efeito fique natural e haja o contraste esperado com o tom da pele. O papel alumínio é a forma mais prática de apostar nas lowlights porque o colorista poderá escolher as mechas escuras com mais facilidade.
Quais cores apostar na técnica lowlights?
Em relação à cor, a dica é escolher mechas escuras da mesma "família" de tons que a cor base do seu cabelo, e os tons de castanhos amarronzados e vermelhos são os mais usados. Por exemplo, se você tem fios castanhos claros, vale escolher tons de castanho médio, como café e chocolate, para puxar as lowlights. Já se você tem madeixas loiras escuras, vale apostar em mechas castanhas claras. Se você for platinada e deseja ficar morena, a dica é puxar mechas loiras e ir escurecendo os tons gradualmente a cada retoque.
Matéria publicada em 30 de Março de 2021, por Webedia.