Quando dizem que o corte long bob é curinga, é porque ele se encaixa em qualquer formato de rosto e, claro, em qualquer tipo de cabelo! Rosto redondo, oval, quadrado ou alongado, o corte, que geralmente bate na altura dos ombros e tem as pontinhas da frente mais compridas, cai superbem porque permite "brincar" com a sua assimetria e, assim, valorizar diferentes traços no rosto - adicionando uma franja, repicando as pontas ou mantendo a base. Confira as dicas de acordo com o seu tipo de rosto!
1. Rosto triângulo invertido: long bob com pontas bem repicadas
O rosto com queixo mais estreito e a parte da testa mais larga é chamado de triângulo invertido, e o corte ideal é aquele que equilibra essas duas partes. O segredo é apostar em um long bob curtinho ou médio, que distribua muito bem o volume do cabelo, principalmente nas pontinhas. Vale apostar no corte em camadas, que pode começar mais suaves logo na altura das bochechas e mais intensas na altura do queixo para baixo. Esse volume na parte de baixo vai fazer com que o queixo pareça um pouco mais largo.
2. Rosto redondo: long bob com pontas da frente longas ou com franja longa
O rosto redondo não tem ângulos exatamente definidos: ele costuma ser mais largo na maçã do rosto e no maxilar, e têm a testa menor. A dica é apostar em um formato de long bob que alongue a face e que suavize as bochechas salientes, como o corte com as pontas da frente muito mais longas do que as mechas da parte de trás. Outro truque que pode dar impressão de rosto mais comprido é uma franja média ou longa, que pode ser usada na versão cortininha ou na clássica lateral.
3. Rosto oval: long bob reto e com mechas repicadas no contorno
O rosto oval apresenta queixo e testa na mesma distância, e em alguns casos, pode ter o queixo pontudinho. Ainda assim, é um tipo de rosto democrático e está liberado apostar no long bob curtinho ou médio, abaixo dos ombros. Para quem quer suavizar o queixo pontudo, uma dica é deixar as mechas da frente mais compridas e repicadas, para dar volume para as laterais do queixo. Outra dica para suavizar a parte debaixo do rosto é chamar atenção para a parte de cima com uma franja média, que pode ser reta ou desfiada.
4. Rosto quadrado: detalhe repicado abaixo do queixo
Quem tem o rosto quadrado tem traços fortes, como maxilar e testa bem angulosos. O long bob ideal para harmonizar com essas características são aqueles retos e com comprimento um pouco abaixo dos ombros - incluindo as mechas de trás, que podem ser um pouquinho mais compridas para não chamar atenção para a mandíbula. Se gostar do efeito repicado, a dica é começar a desfiar abaixo do queixo ou do próprio ombro, para suavizar o formato do maxilar. Se você não é fã de camadas, vale apostar na assimetria do corte com a base reta, terminando as mechas da frente sempre abaixo do queixo.
5. Rosto alongado: long bob com a base reta ou franja curta
O rosto alongado é estreito nas maçãs e apresenta uma distância maior entre a testa e o queixo. O long bob ideal é aquele que não é muito longo - para não ressaltar ainda mais o formato comprido da face. Vale focar no long bob na altura dos ombros ou até o queixo, e criar camadas na linha do maxilar para dar movimento nas laterais do rosto estreito. Para quem gosta de franja, há duas possibilidades: a longa e lateral cai superbem, mas pode dar impressão de que a face é maior. Já a franja curta e assimétrica pode disfarçar e diminuir a extensão do rosto.
Matéria publicada em 3 de Março 2021, por Webedia.