Rugas e linhas de expressão no rosto são sinais de envelhecimento que podem incomodar, por isso é preciso começar a cuidar deles antes mesmo que apareçam. Eles começam a surgir a partir dos 30 anos, que é quando a pele vai perdendo sua elasticidade. Tomar sol sem protetor, má alimentação e falta de hidratação são alguns fatores que influenciam no surgimento das marcas no rosto, e para conseguir minimizá-las ou preveni-las, no caso das mulheres mais novas, a dica é entender como elas surgem para encontrar o melhor jeito de atuar a favor do rejuvenescimento. Confira!
Rugas e linhas de expressão podem surgir por movimentos repetitivos do rosto
Ao longo da idade, é normal que a renovação celular da pele diminua. Com isso, ela vai perdendo elasticidade e produção de colágeno, que é o componente que sustenta e dá firmeza à pele. Dessa maneira, a espessura da pele vai ficando mais fina e flácida, fazendo com que ela não fique tão lisa quanto a de uma pessoa mais jovem. Mas além da idade, os movimentos repetidos dos músculos da face, como sorrir e chorar, também ajudam a criar linhas de expressão, principalmente ao redor dos olhos e da boca, conhecidos como "pés de galinha" e "bigode chinês". Esse tipo de ruga é também chamada de dinâmica, que só aparece com o movimento, enquanto isso, a estática é aquela que é percebida mesmo sem que haja expressões faciais.
Tomar sol sem protetor solar pode criar rugas e linhas finas no rosto
Após descobrir exatamente como as rugas são criadas, prevenir é o primeiro passo para evitar o aparecimento delas. A primeira precaução é nunca abrir mão do protetor solar, e não apenas na praia ou na piscina: deve-se aplicar o filtro no rosto todos os dias, até mesmo em dias nublados, já que os raios ultravioletas também podem penetrar na pele. Outro fator para a criação de rugas e linhas no rosto é a falta de hidratação e, por isso os cremes hidratantes são tão importantes - até mesmo para quem tem a pele oleosa - já que eles devolvem a água que a cútis precisa. Com a pele hidratada, ela ganha mais firmeza e maciez, além de suavizar possíveis linhas que começam a surgir.
Cremes anti-idade e filtro solar ajudam a tratar rugas e linhas no rosto
Para quem já exibe algumas linhas finas no rosto, ou rugas na testa ou ao redor dos olhos, os cremes anti-idade são verdadeiros aliados para amenizar esses problemas. A dica é apostar naqueles que correspondem à sua faixa etária, já que cada um deles tem ativos diferentes para a pele. Aquelas que têm 30 anos ou mais, podem aproveitar os benefícios da vitamina E, que é um poderoso antioxidante, com capacidade de nutrir profundamente e acabar com as chances de marquinhas no rosto. Já para a faixa dos 40 anos, o Retinol e o Elastiflex aumentam a resistência e a elasticidade da pele, enquanto compostos como o Phyto-Active redefinem o contorno do rosto em mulheres com 50 anos ou mais.
Matéria publicada em 26 de Março de 2021, por Webedia.