Da tendência retrô dos anos 1950 até a inspiração indígena, passando pela pegada rocker, o lenço é capaz de compor diferentes estilos, apenas mudando sua amarração. O acessório também é um aliado das mulheres em tratamento de quimioterapia, lembradas neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril. Seja para renovar o visual ou para compor uma produção mais elaborada, confira diferentes formas de amarrar lenços.
Lenço como tiara: a forma mais fácil de usar
A forma mais rápida e prática de se amarrar lenços é no modelo de tiara, no qual o acessório é posicionado no topo da cabeça. Mas não é porque o modelo é fácil de ser feito que suas criações precisam ser simples. O laço grande posicionado para cima confere um ar romântico à produção, enquanto uma amarração mais despojada garante um visual moderno. A estampa dos lenços, como a étnica, por exemplo, também é responsável pela caracterização do visual.
Faixa transita do estilo rocker ao indígena
A faixa é feita a partir da mesma amarração que a tiara, porém, o modelo se diferencia por ser posicionado mais próximo à testa, e não tão centralizado no topo da cabeça. O lenço dobrado em largura grossa sobre a testa, com pontas amarradas sobre os cabelos na parte de trás da cabeça, garante uma pegada rocker, inspirada no estilo popularizado por bandas da década de 1980. A mesma amarração, porém com o lenço dobrado de forma mais fina, pode fazer referência à cultura indígena. Já a faixa grossa, posicionada logo após a testa, deixando apenas a franja de fora, e com as pontas do lenço embaixo dos fios, é a aposta certa para quem quer um look retrô.
Bandana remete ao estilo hippie
Já a bandana cobre o topo da cabeça, amarrada em forma de triângulo. O modelo é fortemente associado ao estilo hippie e despojado dos anos 1970, pois se tornou marca registrada dos jovens da geração. Duas décadas depois, esse tipo de amarração ganhou força novamente com a popularidade de rappers norte-americanos, e se estende até a moda atual entre os mais diversos estilos, podendo proteger a cabeça em um dia de muito calor ou até mesmo escondendo os cabelos em um "bad hair day".
Turbante cobre os fios por completo
O turbante, que tem inspiração na cultura africana, cobre a cabeça por completo, mas pode ser criado a partir de diferentes amarrações. O formato com pontas soltas sobre os fios relembra o visual de camponesas, enquanto uma amarração polida, com um lenço longo sobre os ombros, é complemento de uma produção sofisticada. A moda vintage pode ser retratada com pontas do lenço amarradas em nó no topo da cabeça, modelo inspirado em antigas divas do cinema.