Leave-in e creme para pentear são dos dois produtos finalizadores mais queridinhos e curingas entre as mulheres, mas que têm propostas diferentes. Enquanto o creme ajuda a desembaraçar, o leave-in ainda sela e alinha os fios, e os dois podem ser usados em qualquer tipo de fio. Mas para quem quer caprichar nos cuidados e na finalização do cabelo, sempre rola aquela dúvida sobre como usar um e outro: será que dá para usar os dois juntos? Confira todos os detalhes e descubra!
Creme para pentear e leave-in: qual a diferença entre os dois?
Antes de descobrir se o creme e o leave-in podem ser usados juntos, é bom entender a real função de cada um e como eles agem nos cabelos. O creme para pentear tem uma textura mais densa e sua principal função é desembaraçar os cabelos molhados. Assim, ele consegue proteger a fibra capilar da umidade e do frizz, e deixar os fios hidratados e prontos para secarem naturalmente ou com o secador ou difusor, no caso das cacheadas. O creme também é aquele curinga para definir os cachos com técnicas como fitagem ou dedoliss.
Já o leave-in tem uma textura mais fina e leve, e por isso é feito para alinhar e modelar o cabelo, ou seja, para dar aquele toque final. Apesar de alguns tipos de leave-in ajudarem a desembaraçar, o produto costuma ser o queridinho para selar as pontas, tirar o frizz, dar mais brilho e maciez as madeixas depois que elas já estão penteadas e finalizadas da maneira que você preferir.
Creme para pentear e leave-in podem, sim, ser usados juntos
Agora que você já sabe como os dois finalizadores agem nos cabelos, saiba que eles podem ser usados juntos, em um mesmo dia, porque um é para preparar os fios enquanto o outro é para complementar e selar. A dica é usá-los em momentos diferentes: você pode aplicar o creme para desembaraçar os cabelos ou texturizar os cachos, e reservar o leave-in para aplicar por último, nos cabelos secos ou molhados. Saiba como escolher cada um deles:
Creme para pentear: Escolha uma fórmula que tenha a ver com o tipo ou necessidade do seu cabelo, por exemplo: cabelos lisos, cabelos cacheados, cabelos ressecados, cabelos com pontas duplas. A dica é aplicar o produto do comprimento para as pontas, para evitar a raiz oleosa.
Leave-in: Se você escolheu aplicar um creme para pentear, mas ainda assim quer aplicar um leave-in, a dica, principalmente para quem tem cabelos lisos ou finos, é escolher um que tenha textura bem leve para quem não deixe um aspecto pegajoso por causa do acúmulo de produto nos cabelos. Outra dica é aplicar o leave-in para tirar aquele aspecto endurecido dos cachos após a finalização.
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.