Você já ouviu falar no kefir? Trata-se de uma bebida bem parecida com o iogurte, mas de sabor um pouco mais ácido, que nada mais é do que o produto de uma colônia de bactérias, ricas em nutrientes e probióticos capazes de desintoxicar o organismo por completo, diminuir a aparência das rugas, regular a flora intestinal e melhorar a imunidade de uma vez só. Mas os benefícios não param por aí! Quer saber mais sobre onde encontrar, quais são os tipos e de que maneira preparar e inserir o kefir na sua alimentação? Acompanhe as dicas da matéria e fique por dentro do assunto!
O que é kefir e o que ele faz no organismo?
O kefir é um conjunto de bactérias boas e leveduras - chamadas de probióticos - que agem como antibióticos naturais, matando as bactérias ruins do organismo. Ao serem fermentados por 24h, os "grãos" de kefir ganham a aparência de leite, só que de paladar mais ácido do que o normal. Depois disso, ingerido em forma de bebida, iogurte ou usado na produção de queijo, os micro-organismos são capazes de melhorar a digestão, regular o funcionamento do intestino e até mesmo tratar doenças como a candidíase ou herpes recorrente.
Na pele, por sinal, o kefir é um poderoso aliado na prevenção de rugas e linhas de expressão, justamente por ter efeito antioxidante - prevenindo a degradação do colágeno e melhorando a elasticidade da pele - e também propriedades antissépticas, ajudando na cicatrização de imperfeições no rosto.
Outros benefícios do kefir:
- reduz os níveis de colesterol;
- melhora a saúde dos ossos;
- acelera o metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento;
- aliado no combate contra o câncer;
- regula a pressão arterial.
Tipos de kefir: de água x de leite
No entanto, é importante reforçar que o kefir pode ser encontrado em dois tipos, e isso varia conforme o ambiente em que ele consegue se proliferar e fermentar com mais facilidade. Existe, por exemplo, o kefir de água, que se alimenta de água mineral com açúcar mascavo - ideal para quem é intolerante ou alérgico à lactose - e o kefir de leite, que se alimenta de leite de vaca, cabra ou outros (como de côco ou soja).
Como conseguir o kefir? A tradição do kefir é de que ele seja passado por meio de doações. Assim, é raro encontrar algum local que venda os grãos ou até mesmo a bebida já pronta. Para ter acesso à bebida, o segredo é encontrar alguém que produza e, então, entrar numa espécie de corrente de compartilhamento.
Como fazer a bebida em casa: o indicado é colocar uma colher de sopa de grãos de kefir em um recipiente com 500ml de leite, deixando 1/4 do frasco livre que a fermentação aconteça. Depois de 24 horas, é preciso coar o líquido com uma peneira.
Substituir o leite comum pela bebida de kefir nas receitas é uma boa alternativa para o dia a dia
Dentro das possibilidades de consumo do kefir, vale destacar várias receitas bem práticas e saborosas que podem ser inseridas no cardápio com facilidade, especialmente para o café da manhã e lanche. Por ser uma espécie de leite, ele pode substituir o tipo comum de vaca em diversas sobremesas como pudins, tortas e sorvetes, além de outros pratos como pães e crepes.
Receita de frozen de kefir com morangos
Ingredientes:
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.