Se você é dona de cabelos ondulados, já deve saber que a hidratação é fundamental para tratar o frizz, volume e falta de definição própria desse tipo de fio. Mas você sabe como fazer esse tratamento da forma certa? Como os cabelos ondulados têm características dos fios lisos e dos cacheados, essa dúvida é muito comum.
Quer saber como fazer a hidratação capilar do jeito certo para deixar seu cabelo ondulado saudável e ainda mais bonito? Para te ajudar nisso, a gente separou 5 dicas para acertar na hora da hidratação dos fios tipo 2. Vem conferir e acabar de uma vez por todas com as dúvidas.
1- A escolha da máscara certa é fundamental
O primeiro passo para acertar em qualquer tratamento capilar é saber escolher o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo. Por ter características tanto dos cabelos lisos como dos cacheados, muitas vezes as onduladas ficam em dúvida na hora de escolher a melhor máscara de hidratação.
O ideal é apostar em produtos mais levinhos, que não deixem os fios pesados - como as máscaras para cabelos mistos, por exemplo. Além disso, o óleo não é tão necessário para esse tipo de cabelo, já que o óleo natural já é suficiente na maioria dos casos.
2- Cuidado com a quantidade de produto
Não adianta nada encontrar a máscara de hidratação perfeita para o seu cabelo se você não usar a quantidade certa, né? Para saber quanto produto você precisa, é importante considerar o tipo de onda e, é claro, o comprimento das suas madeixas.
Para as ondas bem fechadinhas, o ideal é separar o cabelo em mechas e passar a máscara fazendo uma espécie de fitagem. Assim, é mais fácil acertar na quantidade. Já para quem tem ondas mais abertas, que começam a partir da metade dos fios, uma quantidade menor de creme é suficiente.
3- Leve em consideração as necessidades do fio
Além de pensar no seu tipo de fio, também é importante considerar as necessidades do seu cabelo. Para escolher o melhor tipo de máscara para fazer a hidratação, é importante analisar se as madeixas estão ressecadas, com frizz, precisando de definição ou com alguma outra necessidade.
Isso é muito importante para determinar quais ingredientes devem ser procurados na hora de escolher o produto.
4- Evite passar a mão no cabelo molhado
Uma reclamação frequente entre as donas de cabelos ondulados é que esse tipo de fio costuma ter bastante frizz. Você já deve ter ouvido falar que umas das principais causas dos fios arrepiados é a estática, né? Pois é. Para evitar que isso aconteça, o melhor é não ficar passando a mão nas madeixas enquanto elas estiverem molhadas.
Se precisar apertar as ondas para quebrar um pouco aquele aspecto de durinho que o creme hidratante deixa, o ideal é esperar até o cabelo estar bem seco.
5- Alie a hidratação a outros tratamentos
A hidratação é muito importante para manter as ondas saudáveis, lindas e definidas, mas apostar apenas nesse cuidado não é o bastante. Para cuidar bem do cabelo ondulado, é importante investir em um cronograma capilar.
Combinando as hidratações com outros tratamentos - como a nutrição e a reconstrução capilar -, você consegue resultados ainda melhor e pode solucionar outros problemas das suas madeixas.
Matéria publicada em 01 de abril 2021, por Webedia.