Se você é ligada nos cuidados com o cabelo, com certeza sabe da importância da hidratação para manter a saúde e a beleza dos fios, né? Mas, como cada tipo de cabelo precisa de cuidados diferentes, algumas pessoas acreditam que a hidratação capilar precisa precisa ser diferentes dependendo de como são suas madeixas.
Cabelos lisos, cacheados, crespos e com química precisam de hidratação, mas será que existe alguma diferença na técnica? Se você quer saber tudo sobre os cuidados com cada tipo de cabelo e como fazer uma hidratação caseira perfeita para o seu tipo de fios, vem conferir essas dicas que separamos para te ajudar.
Existe diferença na hidratação para cada tipo de fio?
A hidratação serve para repor a água perdida pelo fio e, consequentemente, recuperar o brilho e a maciez do cabelo. Todo tipo de fio precisa desse cuidado, mas a hidratação é a mesma para todos - o que muda é a frequência com que ela deve ser feito e os outros tratamentos que podem estar aliados a ela.
Por isso, se você está em dúvida se a hidratação capilar que você aprendeu é adequada para o seu tipo de cabelo, não se preocupe: provavelmente sua técnica está certa. Afinal, não existe muito mistério na hora de hidratar as madeixas. Mas, se você ainda não sabe como fazer o tratamento em casa, a gente pode ajudar.
Aprenda a fazer a hidratação capilar profunda em casa
A hidratação pode ser feita semanalmente, se o seu cabelo estiver ressecado, ou até uma vez ao mês e é bem simples de fazer em casa. Para isso, você só precisa escolher sua máscara de hidratação favorita e seguir o passo a passo a seguir:
1º passo: Comece lavando o cabelo com um shampoo indicado para o seu tipo de fio e massageando bem o couro cabeludo. Não se esqueça de enxaguar bem;
2º passo: Se quiser potencializar a hidratação, aposte em um shampoo hidratante;
3º passo: Retire o excesso de água e penteie os fios. Em seguida, aplique a máscara de hidratação por todo o cabelo, evitando a raiz;
4º passo: Aguarde o tempo de espera indicado na embalagem e enxágue bem o cabelo, para retirar totalmente a máscara;
5º passo: Use um condicionador indicado para o seu tipo de fio no comprimento e pontas e enxágue novamente;
6º passo: Finalize o cabelo como você costuma fazer e pronto, sua hidratação está finalizada.
Quais tratamentos eu devo aliar à hidratação capilar?
Além da hidratação, existem outros cuidados que você pode adicionar ao seu cronograma capilar para manter o cabelo saudável e super bonito. A escolha dos tratamentos vai depender do seu tipo de cabelo. Quem tem fio cacheado ou crespo, por exemplo, pode apostar na nutrição para manter os cachos macios e definidos. Ela pode ter uma frequência maior que a hidratação na sua rotina.
Quem tem cabelo danificado por química precisa da reconstrução para devolver a massa capilar para os fios. Ela pode ser feita semanalmente no início e aumentar o espaço à medida em que o cabelo recupera a saúde. Já as donas de madeixas lisas podem focar mais na hidratação e fazer nutrição e reconstrução com intervalos maiores, já que o ressecamento é o problema mais comum para esse tipo de fio.
Matéria publicada em 14 de maio 2021, por Webedia.