Os acessórios de cabelo podem ser grandes aliados na hora de mudar o visual. Para as ansiosas por novidades nesse assunto, as semanas de moda trouxeram algumas bem diferentes. A grife Dimitri, que desfilou na última semana de moda de Berlim, apresentou uma corrente que cruzava a risca central da cabeça e a testa, dando um clima hippie ao visual de madeixas lisas. Trata-se de uma típica "hair chain", acessório de origem cigana que ainda não alcançou popularidade mundial, mas já tem várias adeptas famosas.
Raiz na cultura cigana
A vaidade da mulher cigana é a origem do acessório que, pela tradição, é mais comum na cabeça das solteiras, já que as mulheres casadas precisam cobrir os cabelos com lenço. Geralmente feito de metais preciosos, o adorno também serve como um sinal de poderio econômico e pode ser visto dentro da cultura cigana em versões com moedas ou com uma cruz pendurada na frente. Para fazer essa transição para o mundo ocidental, a "hair chain" ficou enxuta, quase sem pingentes, e ganhou uma estética mais moderna.
Famosas são adeptas da "hair chain"
O que não faltam são famosas fãs do acessório. Nicole Richie é a maior delas e já aderiu a várias versões da corrente - a estilista costuma usar as suas em um estilo mais boho, completados por vestidos longos e cabelos com ondas despojadas. Quem também já experimentou a novidade foi Florence Welch, que usou uma "hair chain" mais elaborada, com duas voltas e pingente, para um evento da grife Gucci. A cantora completou o look com uma tiara de tranças cheia de fios desalinhados.
Kim Kardashian é frequentemente vista com um outro tipo de corrente cigana, que faz uma cascata metálica na parte de trás dos cabelos. A esposa de Kanye West gosta de usar o acessório com rabo de cavalo, em produções sofisticadas, mas casuais.
Matéria publicada em 08 de abril 2021, por Webedia.