Sempre que aparece um novo vidrinho de shampoo nas prateleiras das farmácias as mulheres mais vaidosas já ficam ansiosas para testar. O problema é que muitas vezes o resultado são muitas decepções, já que o produtinho não encaixa como o esperado com as madeixas. Por isso, separamos um guia para não correr o risco de errar mais na hora de escolher o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo, dos lisos e finos até os crespos. Confira!
Cabelos lisos e finos
As mulheres que exibem os fios lisos e finos costumam sofrer com as madeixas que não seguram nenhum penteado e ainda perdem o volume com muita facilidade. Isso sem contar com a oleosidade mais insistente da raiz. Para dar mais vida aos cabelos, a dica é apostar em shampoos com fórmulas que prometam mais volume e que sejam leves e suaves, para não pesar nos fios. Os produtinhos translúcidos costumam ser menos cremosos e ajudam a dar a leveza que falta aos cabelos.
Cabelos lisos e grossos
Aquelas que possuem os cabelos naturalmente lisos e grossos também sofrem com a oleosidade das madeixas, além de estarem quase sempre em guerra com o temido frizz. Por isso, a dica é evitar fórmulas mais oleosas, que vão deixar os fios ainda mais pesados, e investir em ingredientes hidratantes como a queratina, que além de darem a nutrição necessária para seu tipo de cabelo, vão equilibrar a umidade dos fios.
Cabelos alisados
Já se o efeito liso foi conquistado através de química, os cabelos podem precisar de alguns cuidados diferentes. A dica é apostar no shampoo também com ingredientes hidratantes, que recarreguem a fibra capilar com queratina, além de escolher produtos com termo protetor, que protegem os cabelos do calor de ferramentas como secador e chapinha.
Cabelos ondulados
Entre o liso e o encaracolado, os cabelos cacheados não costumam ser tão fortes quanto os retos nem tão secos como os encaracolados. Por isso, a dica é buscar produtos que mantenha o equilíbrio, suavizando os fios, evitando o frizz e valorizando as ondas naturais. Shampoos com fórmulas que contenham substâncias como omega-3, vitaminas B5, C e E; e proteínas de queratina podem ser as ideais.
Cabelos cacheados
O formato dos cachinhos impedem que a oleosidade da raiz chegue nas pontinhas, deixando os fios mais ressecados - o que também causa o frizz e deixa as madeixas mais rebeldes. A dica é apostar no shampoo que contenha fórmulas que prometam selar a as cutículas da fibra capilar, hidratar os fios e controlar o volume.
Cabelos crespos
As donas de cabelos crespos, no entanto, são as que mais sofrem com o ressecamento e fragilidade dos fios. Então para exibir por ai cachinhos deslumbrantes, a dica é escolher um shampoo com fórmula ultra hidratante e com substâncias como colágeno, que preenche a fibra capilar e modela os caracóis.
Cabelos coloridos
Já aquelas que possuem cabelos com químicas, como coloração e relaxamento, precisam encontrar um pouco mais de substâncias nos shampoos. A dica é unir os produtos que protejam a química dos fios com aqueles que vão ajudar a combater os problemas mais comuns dos cabelos que passaram por procedimentos, como porosidade, frizz, quebra, ressecamento e opacidade. Pro-Queratina, bioceramida, arginina e microproteína são algumas das substâncias que podem compor o shampoo, reforçando e nutrindo o bulbo capilar.
Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.