O grampo é um dos melhores amigos capilares das mulheres. O acessório funciona para ajudar a fazer - e reforçar - um penteado, para esconder algumas mechas mais rebeldes nos "bad hair days", para enfeitar os fios e criar um visual diferente. Mas nem todo grampo é igual. Cada tipo de acessório tem uma função, com suas especificações, como tamanho, cor e o tipo de haste.
Acessório serrilhado: grampo sustenta penteado e tem tamanhos diferentes
Os grampos mais conhecidos e mais usados são os grampos para bob, também conhecido como "bobby pins" que tem uma bolinha na ponta e corpo lateral serrilhado. Essa bola na extremidade funciona para juntar a mecha e melhorar a fixação no cabelo - no caso de ser usado com bobes ou em modeladores que peçam o acessório, porque ele garante firmeza. Esse tipo de grampo é encontrado em dois tamanhos. O pequeno serve para fixar partes laterais do cabelo ou fazer acabamento em penteados e prende com mais facilidade bobes pequenos.
Os grandes são chamados de "grampos de sustentação" entre os cabeleireiros, por ter firmeza e tamanho, não só para bobes mas também para penteados e estilizações que precisem fixar mechas em determinada posição. Existem também opções de cor: a clara, para as donas de fios loiros ou que querem destacar o dourado do acessório, ou o preto, mais tradicional.
Grampos invisíveis: formato diferente para finalizar penteado
Além do grampo serrilhado, existe o tipo chamado "invisível", um acessório reto, sem a bolinha na extremidade e com a ponta da haste um pouco aberta. Esse tipo de grampo é usado para ajeitar o fio no lugar e não tem sustentação pelo seu formato. Além das cores tradicionais, ele também pode ser encontrado em outros tons, dependendo da marca. Como seu design é reto, esse tipo de acessório também é excelente para marcar algum penteado, criando um estilo de "grampo aparente" que faz sucesso nas passarelas e entre as famosas.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.