Creme de pentear e finalização detalhada ajudam a definir a franja cacheada
Engana-se quem pensa que apenas quem tem cabelo liso e levemente ondulado pode usar franja: as cacheadas e crespas também podem incrementar os cachos com a tendência! Mas, para que os fios mais curtos fiquem ainda mais bonitos, a dica é apostar em uma estilização mais detalhada com um creme de pentear que garanta definição - como a fitagem e o dedoliss, por exemplo.
Depois de fazer isso, com os fios já secos, é muito importante desfazer o aspecto enrijecido do creme e, principalmente no caso do dedoliss, não esquecer de abrir os cachos que ficaram mais certinhos para evitar o aspecto artificial. Para não correr risco de aumentar o frizz e estragar o look, o ideal é depositar um pouquinho de óleo capilar nas mãos antes de "quebrar" a película do produto com os dedos.
Óleo capilar de textura leve ajuda a alinhar a franja lisa
Para as donas de cabelo liso, no lugar do creme de pentear, a melhor opção é apostar em um óleo capilar de textura leve para que os fios não acabem pesados e sem balanço. Quem tem as madeixas ressecadas deve investir nas versões específicas para esse problema para evitar o efeito opaco, enquanto quem só quer controlar os arrepiadinhos pode usar o óleo anti-frizz. Já em relação à estilização, além da opção de deixar os fios secarem ao natural, você pode escolher entre o polido e o despojado: usando a chapinha para conseguir o primeiro efeito, e fazendo movimentos para cima e para baixo com um secador sem bico para aderir ao segundo.
Nas franjas mais curtas - queridinhas de quem prefere um visual retrô -, investir no liso impecável com chapinha é a melhor opção. Mas, além disso, um cuidado que faz toda diferença é manter o corte em dia, fazendo a manutenção de seu formato de 15 em 15 dias.
Finalização com secador é a melhor opção para franjas muito oleosas
Quem tem a raiz muito oleosa deve evitar usar produtos muito hidratantes ou à base de óleos na franja para não piorar o problema. Por isso, para exibir fios bem alinhados e bonitos, a dica é deixar os finalizadores de lado e contar apenas com a ajuda do secador.
Para conseguir um efeito impecável e menos oleoso, o cuidado já deve começar na hora da lavagem: prefira os shampoos específicos para combater a oleosidade, não aplique condicionador na raiz e faça o enxague com água fria. Depois, na finalização, use uma escova larga para fazer a modelagem com o secador e, se sentir necessidade, aplique apenas um pouco de fixador.
Nos dias em que a franja estiver muito oleosa e você não encontrar tempo para fazer todo esse processo, o segredo é disfarçar o problema prendendo os fios para trás com grampos ou criando uma trança embutida, presa na lateral.
Matéria publicada em 11 de Janeiro de 2021, por Webedia.