Com correria do dia-a-dia, às vezes, fica difícil arranjar tempo até para passar do salão de beleza e agendar uma hora para cortar o cabelo. Para evitar que as madeixas percam o corte e as pontas duplas comecem a aparecer, é possível solucionar a questão de um modo simples: cortar os cabelos em casa. Com alguns truques e um pouco de habilidade manual, é possível conseguir um efeito de salão em cortes que não sejam muito elaborados. De acordo com o cabeleireiro Jeferson Sampaio a lista de acessórios é o item mais importante na hora de cortar o cabelo sozinha: "é possível aparar as pontinhas e ajeitar o repicado em casa, mas além disso, não aconselho, pode terminar torto e a pessoa não gostar. Os acessórios mais necessários na hora de cortar são prendedores e uma tesoura profissional, porque as de casa não são feitas para aparar os fios", aconselhou.
Antes de começar, lave o cabelo e não aplique nenhum produto finalizador. Em seguida, desembarace e deixe secar ao natural. Além de uma tesoura e prendedores, tenha à mão pentes e uma chapinha para verificar - durante e depois do corte - a existência de fios mais curtos e o caimento.
Franja precisa ser cortada úmida
O corte mais comum feito em casa é a franja, pois costuma crescer rápido e em poucas semanas já começa a incomodar. O ideal para cortar essa área é umidecer os fios e separa-los do resto do cabelo. Pentei a franja de maneira a formar um triangulo na testa, assim será mais fácil não errar no comprimento. Usando os dedos na horizontal, marque o tamanho desejado da franja e corte logo abaixo da marcação. É bom lembrar que fios ficam mais curtos quando secos. Para quem não tem habilidade com a tesoura, uma alternativa é torcer a mecha da franja antes de cortá-la.
Repicado marcado é fácil de fazer mas exige controle do tamanho das mechas
Para quem tem fios repicados, o mais indicado é a técnica do rabo de cavalo invertido. Para realizá-la, prenda um rabo de cavalo na altura da testa. O penteado ficará caindo no rosto. Marque a altura desejada para o corte e passe a tesoura no ponto escolhido. Em caso de dúvida do tamanho, vá aparando aos poucos - prendendo no rabo de cavalo invertido, cortando, e depois soltando para verificar a altura. Quem tiver muito cabelo e quiser camadas ainda mais acentuadas pode cortar em sessões, fazendo um rabo para a franja e outro para o comprimento. de muitas celebridades, como Blake Lively, que revelou em entrevista à revista Glamour que usa a técnica para igualar os fios quando começam a crescer desiguais.
Como cortar camadas suaves em casa
O terceiro modo para cortar as mechas em casa deixa as camadas suaves, mas exige mais coordenação motora do que as outras opções. Para esta técnica, divida as madeixas em três áreas, as laterais e a parte de trás. Quem possui fios volumosos deve dividir o cabelo em seis partes, separando as mechas laterais em duas, a partir da linha da orelha, e a mecha de trás em metades iguais.
O segredo para conseguir as mechas é inclinar a cabeça na hora do corte, o que pode ser difícil principalmente na parte de trás. Para realizar a técnica comece por uma das mechas laterais e estique-a para depois cortá-la. O movimento precisa ser acompanhado pela cabeça, que deve ficar em um angulo de 35° e acompanhar a mecha que será cortada - indo para trás junto com os fios de trás, para o lado ao cortar as laterais, e para frente no topo . Como resultado, camadas com movimento que ficam com um caimento discreto por intercalar os fios levemente.
Matéria publicada em 09 de fevereiro 2021, por Webedia.