Dentre tantas ferramentas que prometem modelar os fios, a escova alisadora tem ganhado cada vez mais espaço na rotina de cuidados com o cabelo. Por conta da sua praticidade, a escova alisadora consegue alisar os fios, sem precisar usar o tradicional combo de escova e secador, que necessita de certa prática para poder modelar o cabelo da forma desejada, ela possui uma base igual a de uma escova e com o uso do calor, acaba alisando os fios enquanto são penteados.
Para que você possa ficar por dentro das funcionalidades da escova alisadora, o blog de Beleza Extraordinária te explica como essa ferramenta funciona e quais os seus benefícios.
O que é escova alisadora?
A escova alisadora é uma ferramenta que usa o calor para alisar os fios e deixá-los modelados. Seu formato inovador une as cerdas de uma escova de cabelo com a funcionalidade de um secador, que através do calor seca os fios, modelando-os de sua preferência.
Como a escova alisadora funciona?
A escova alisadora funciona emitindo calor através de suas cerdas, que podem ser de plástico ou de cerâmica. Desta forma o cabelo é aquecido, abrindo a suas cutículas e moldando a fibra, para que ela fique lisa, na medida que você passa a escova alisadora no cabelo.
Qual a diferença entre a escova alisadora e a escova secadora?
Tanto a escova alisadora e a escova secadora são usadas para modelar os fios e utilizam do calor para que isso seja possível, a diferença entre elas está na forma como é usada no cabelo. A escova alisadora geralmente tem uma base reta, no formato de uma escova de pentear cabelo para que ao pentear, os cabelos possam ser esticados e assim ficarem lisos. Já a escova secadora, além de secar os fios, tem o formato de uma escova de modelar, que pode dar um acabamento diferente aos fios, deixando-os levemente ondulados e modelados.
Quais são os benefícios da escova alisadora?
A escova alisadora possui muitos benefícios, sendo o maior deles a praticidade de alisar os fios ao mesmo tempo que contribui para que eles sequem. Além disso, a escova alisadora também consegue distribuir o calor de forma uniforme nos fios, ao contrário da chapinha ela alisa sem pressionar o cabelo, sendo perfeito para não danificar a fibra com profundidade.
1- Mantenha um cronograma capilar
O cronograma capilar é muito importante para a manutenção da saúde do seu cabelo e contribui para que eles tenham maior resistência e vitalidade. A rotina de cronograma capilar consiste em alterar os cuidados com tratamento de nutrição, hidratação e reconstrução, sendo assim repõe os nutrientes que são perdidos durante o uso de ferramentas de calor e por conta das ações externas, como poluição e exposição solar.
Para que seu cabelo possa se recuperar dos danos externos, aposte na linha de Elseve Glycolic Gloss que conta com o ativo de Ácido Glicólico em sua fórmula, ajudando o seu cabelo a reter água nos fios e proporcionar maior brilho aos fios. A linha também tem o pH ácido, sendo o tipo de pH do cabelo, assim os produtos conseguem selar os fios e acabar com efeito poroso no cabelo.
2- Utilize protetor térmico
Usar protetor térmico ao utilizar a escova alisadora ou qualquer outra fonte de calor é extremamente importante para preservar a cutícula e evitar que o cabelo sofra danos profundos e até mesmo irreversíveis. O protetor térmico age como uma espécie de película protetora ao redor da cutícula, protegendo da ação dos calor causadas pelas ferramentas de finalização de cabelo. Se trata de um produto que também pode conter outras propriedades nutritivas e até mesmo ativos que contribuem para a manutenção do fio.
O Leave-In Cicatri Renov Reparação Total 5 é perfeito para cuidar dos fios e protegê-los durante o uso da escova alisadora. Com 10 benefícios que proporcionam uma plástica capilar renovadora, o Cicatri Renov ainda atua no tratamento do seu cabelo, ajudando-o na diminuição do frizz, ponta duplas e contribuindo para saúde do cabelo.
3- Aplique óleo finalizador
O óleo finalizador tem propriedades que vão além de deixar o cabelo brilhoso. Formulado com óleo vegetal, o óleo finalizador contribui para a formação da barreira lipídica do cabelo, reforçando a nutrição do cabelo. Por isso use o óleo finalizador sempre que usar a escova alisadora, para adicionar brilho e incorporar nutrição ao cabelo.
De preferência, adicione o Elseve Óleo Extraordinário na sua rotina de cuidados capilares. Contendo 6 óleos de flores raras da natureza, ele se adapta a todos os tipos de cabelo e ainda proporciona nutrição intensa, controle do frizz e maior brilho aos fios.
4- Não utilize a escova alisadora todos os dias
Assim como toda ferramenta que usa o calor para modelar os fios, é necessário ter cautela ao usá-lo no dia a dia, pois o calor excessivo pode acabar prejudicando a saúde do fio. Para evitar esses danos opte por usar a escova alisadora num intervalo maior de tempo, sempre usando o protetor térmico antes de começar a escovar seu cabelo, para que os fios fiquem protegidos em altas temperaturas.
Pode passar a escova alisadora no cabelo seco?
Sim, a escova alisadora pode ser usada no cabelo seco. Em geral, a recomendação é que a escova alisadora seja usada em cabelos levemente úmidos ou secos, para que o resultado final seja o esperado, além de não acabar danificando o fio, pois apesar de contribuir para a modelagem dos fios, secar o cabelo totalmente molhado pode acabar contribuindo para a sensibilização.
A escova alisadora pode ser utilizada por todos os tipos de cabelo?
A escova alisadora pode ser usada em todos os tipos de cabelo, porém cabelos com curvaturas mais acentuadas como os cabelos cacheados e crespos devem tomar bastante cuidado, já que o calor pode acabar mudando o formato da curvatura, fazendo com que o cabelo perca a definição.