Com o passar do tempo, o envelhecimento da pele é inevitável. Linhas finas marcadas perto dos olhos, rugas na testa, falta de firmeza e definição são sinais que acontecem ao longo dos anos, mas que as mulheres mais vaidosas gostam de prevenir e minimizar com cuidados específicos e cremes anti-idade em casa. Mas você sabe como acontece esse processo? Para saber cuidar de cada problema corretamente, descubra as 3 fases do envelhecimento e confira como e em que idade acontece cada uma delas.
1ª fase: linhas de expressão e perda de luminosidade
Os primeiros sinais da idade aparecem perto dos 25 e 30 anos, já que é nessa idade que começa a perda gradativa do colágeno e das fibras de elastina - responsáveis por dar firmeza e sustentação à pele. O primeiro estágio é quando surgem linhas de expressão e perda de luminosidade, ou seja, quando a pele fica com menos viço e com aparência levemente ressecada e desidratada. Já as linhas finas acompanham os movimentos musculares mais repetidos ao longo da vida, ou seja, ao redor da boca, testa e olhos.
Como atenuar os efeitos: Os cremes anti-rugas para prevenir ou minimizar os sinais mais leves da primeira etapa podem contar com pró-retinol A e Pro-Xylane, que evitam a diminuição da produção de colágeno e combatem os radicais livres.
2ª fase: rugas marcadas e início da perda de firmeza
É nesta etapa que o colágeno e a elastina se desgastam mais intensamente. Isso acontece em torno dos 35 a 45 anos, por conta da genética, mas também pode ser por hábitos e estilo de vida inadequados, como não aplicar protetor solar diariamente, fumar, beber, beber pouca água suficiente e não fazer exercícios físicos regularmente, contribuindo também para o envelhecimento precoce na pele. Então, nesta etapa, a pele fica mais flácida, abrindo espaço para que as linhas de expressão se tornem em rugas mais profundas aos poucos.
Como atenuar os efeitos: Nessa etapa também vale apostar em cremes anti-idade que contenham o Pro-Xylane, molécula que deixa a pele mais densa e firme por agir diretamente nas fibras de colágeno.
3ª fase: perda de densidade e do contorno facial
A última etapa acontece depois dos 40 anos. Na pele madura, o metabolismo das células é ainda menor e, assim, a produção de colágeno cai bastante, fazendo com que a pele fique flácida, menos densa e firme, e também mais ressecada. Por causa da flacidez mais intensa, o contorno do rosto fica menos definido, como na área dos lábios, queixo, maxilar e laterais dos olhos.
Como atenuar os efeitos: A hidratação da pele precisa ser mais intensa e os produtos anti-rugas podem conter ativos antioxidantes, como a vitamina E, e componentes como o Elastiflex - que aumenta a elasticidade da pele - e uma combinação de outros agentes como Niacinamida e LHA, que diminuem as rugas, as manchas e garantem uma pele mais firme.