Manchas podem aparecer em qualquer tipo de pele, mas as donas de pele negra são as que mais sofrem com o problema. O motivo? A alta concentração de melanina, proteína que é capaz de escurecer a pele e fazer uma hiperpigmentação amarronzada em qualquer parte do corpo, principalmente no rosto, que fica mais exposto. É por isso que qualquer inflamação ou irritação na pele pode causar manchas mais facilmente, diferente do que acontece com peles mais claras. Confira o que fazer para amenizar as manchinhas escuras!
Creme com Niacinamida pode clarear manchas na pele negra
Apesar da melanina ser conhecida como proteção da pele, ela também é responsável pelo aparecimento maior de manchas na pele, e é nesse momento que a Niacinamida ganha espaço: a substância trabalha em regular a produção de melanina. Derivada da vitamina B3, ela consegue equilibrar a transferência da melanina para a parte superior da pele, diminuindo a aparição de manchas. A substância queridinha do momento costuma ser encontrada em cremes para rugas, sabonetes e loções específicas para o rosto.
Procedimentos com ácidos devem ser recomendados por dermatologistas
Já que a pele negra tem mais propensão a ficar manchada, é muito importante falar com um dermatologista sobre os tipos de procedimentos que não vão deixar a pele inflamada ou agravar o problema das manchas. Peeling químico com ácido retinóico, laser e luz pulsada conseguem minimizar as áreas mais escuras e uniformizar o tom do rosto, mas são agressivos e podem agravar o problema se não for recomendado por uma dermatologista.
O ácido retinóico, que também pode ser encontrado em cremes anti-idade, é um derivado da vitamina A e combate o fotoenvelhecimento, que inclui as manchas e a hiperpigmentação que podem ter surgido por causa dos raios solares.
Protetor solar é a chave para prevenir manchas na pele negra
Apesar da melanina proteger a pele escura dos raios solares, ela não protege totalmente do câncer de pele e nem do fotoenvelhecimento, que pode acarretar flacidez e outros problemas de pele. É por isso que a melhor maneira de prevenir as manchas é aplicar o filtro solar todos os dias. Em peles negras, o fator de proteção não precisa ser tão alto quanto para donas de peles claras: aqueles com FPS 15 ou 30 são suficientes. Uma dica na hora de escolher é optar pelos filtros solares com toque limpo, que não deixa aspecto de pele oleosa.
Matéria publicada em 18 de maio 2021, por Webedia.