Não é exagero quando falam que uma boa noite de sono faz toda a diferença para a beleza! Além de nos deixar mais dispostos para o dia seguinte, ela ajuda a emagrecer e ainda faz bem para a pele, garantindo uma aparência jovem e saudável. Será que essa prática de dormir as horas certas pode beneficiar tanto assim a derme? Confira a matéria para saber mais detalhes!
Noites mal dormidas elevam o cortisol e aceleram o envelhecimento da pele
Todo mundo já ouviu falar no famoso "sono de beleza", não é? Ao contrário do que a muitos acreditam, não se trata apenas de uma expressão: dormir bem realmente faz a aparência ficar mais bonita e jovem! Além de evitar que o rosto fique com um aspecto opaco, cansado e com olheiras evidentes, uma boa noite de sono também faz com que o cortisol - hormônio ligado ao estresse - faça o seu ciclo da maneira correta em vez de permanecer elevado.
Mas o que o cortisol tem a ver com a pele? Simples: quando esse hormônio não está equilibrado, uma de suas principais consequências é a formação dos radicais livres - moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo - e o surgimento de rugas precoces. Além disso, por conta das noites mal dormidas, também ocorre uma espécie de processo inflamatório na pele, que afeta seu equilíbrio e compromete a produção de colágeno.
Renovação celular é mais rápida no período da noite
Evitar o desequilíbrio do cortisol não é o único motivo para ter uma boa noite de sono. Outro fator importante para dormir bem é o fato da renovação celular da pele acontecer mais rapidamente durante o período da noite - o que garante uma pele mais hidratada e com aspecto saudável pela manhã.
Aliado a isso, também há o fato do hormônio conhecido como melatonina agir de maneira mais eficaz entre 22h e 2h da manhã, neutralizando os radicais livres e impedindo que a pele sofra com o envelhecimento precoce - o que, como já foi falado, acontece quando não se tem uma noite de sono correta e o cortisol fica desequilibrado.
Ter hora certa para dormir também faz diferença para a pele
Além da prática de dormir de sete à oito horas por dia, como recomendam os médicos, também é importante seguir uma rotina para deitar e acordar. Levando em conta a ação da melatonina, o ideal é repousar a partir das 22h; mas, dependendo do seu dia a dia, não é prejudicial dormir um pouquinho mais tarde - desde que as horas de sono sejam respeitadas e você não comece a dormir a partir da madrugada.
Para reforçar os cuidados e garantir resultados com o sono de beleza, outra dica é nunca deixar de retirar a maquiagem antes de dormir e adicionar um creme anti-idade na sua rotina para ativar a circulação do colágeno, eliminar manchas e impedir o aparecimento de rugas e marcas de expressão evidentes.
Matéria publicada em 11 de março 2021, por Webedia.