Alisamentos, relaxamentos e colorações são palavras constantes no dicionário das mulheres mais vaidosas que não resistem à inovações capilares e mudanças no visual. O problema é que o acúmulo de químicas nas madeixas pode gerar transtornos como a quebra e o ressecamento. O beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença ensina como recuperar a força dos cabelos que sofreram corte ou quebra química.
Entenda o que é quebra química
Quando aparece a vontade de mudar, as madeixas costumam ser as primeiras a sofrerem os efeitos, com colorações, luzes e as famosas escovas progressivas. Porém, algumas químicas utilizadas nos fios podem não ser compatíveis e causam uma reação química no interior da fibra capilar, o que gera a quebra do fio. A química utilizada e a intensidade, no entanto, é o que vai definir se os fios quebraram imediatamente ou após alguns dias, além da quantidade de cabelos perdidos com o efeito.
O produto aplicado rente a raiz também pode ser prejudicial a saúde do fio, causando uma dobra química, deixando os fios em formato de "v". Segundo o profissional Marcos Proença, em ambos os casos é indispensável procurar ajuda qualificada. "É importante que a pessoa procure um profissional para um acompanhamento intensivo durante um tempo", alertou o hairstylist.
Saiba como reverter o problema
Para o cabeleireiro Marcos Proença, recuperar o cabelo após a quebra química pode ser uma missão não muito fácil e que em muitos casos apostar em um bom corte é a melhor solução. "Devemos lembrar que o cabelo não tem o poder de se regenerar, então conseguimos amenizar e evitar estragos, mas o cabelo com quebra precisa crescer para a pessoa possa novamente trabalhar a cor ou a textura", ensinou o especialista.
Além do novo corte, parar as químicas imediatamente é indispensável para a renovação do fio, já que aplicar as substâncias novamente pode ser ainda mais prejudicial para as madeixas. Realizar tratamentos de hidratação também é importante para devolver a água e os nutrientes perdidos com o excesso de químicas. "É fundamental investir em produtos de uso diário e tratamentos de boa qualidade", afirmou Marcos Proença.
Matéria publicada em 10 de Março de 2021 por Webedia.