Quando chega o tempo frio a tendência é escurecer o cabelo e, para entrar na moda, algumas mulheres decidem radicalizar. É o caso das loiras que resolvem apostar nos fios pretos - mudança extrema que, segundo o top cabeleireiro Marcos Proença, precisa ser encarada com muito cuidado. Confira as dicas que o profissional aconselha a colocar em prática antes de passar pela transformação e fique segura na hora da decisão.
O primeiro passo é testar bastante antes de realizar a transformação
Para que não haja arrependimentos, Marcos Proença aconselha a colocar em prática todas as formas de teste que forem possíveis: "vale experimentar aplicativos moderninhos que oferecem uma visualização de cores de cabelo, posicionar uma mecha de cabelo das amigas morenas sobre a testa ou até mesmo usar perucas. O importante é tentar se visualizar com a nova cor antes de tomar a decisão", ensina o expert. Outra boa estratégia é pedir a opinião de um profissional e tirar todas as dúvidas sobre o processo: "é importante conversar bastante com um cabeleireiro", diz.
Leve em conta as mudanças que a nova coloração trará para o visual
Segundo Marcos Proença, os tons de cabelo têm o poder de realçar ou de suavizar traços e por isso é fundamental pensar se a nova cor vai favorecer a mulher que antes era loira: "é importante perceber se a tonalidade não deixa o visual apagado, como chamamos", conta o expert, que ainda revela que o preto não combina com todo tipo de mulher: "em alguns tons de pele ele pode deixar as manchas e olheiras mais evidentes", revela.
Proença aconselha que a mudança seja gradativa
Outro segredo para não errar na hora de mudar a cor do cabelo é fazer a mudança aos poucos. "Uma ideia para as indecisas é investir em castanhos primeiro e ver se a adaptação ao look morena acontece", conta Proença. Se o visual agradar, fica fácil pular direto para o preto, mas, caso a transformação não traga o efeito desejado, vai ser menos complicado voltar ao loiro.
Matéria publicada em 04 de Março de 2021 por Webedia.