Donas de cabelos lisos, ondulados ou crespos, todas as mulheres sonham em ter cabelos com um caimento e maciez perfeitos. Para isso, estão sempre em busca de produtos que garantam os melhores efeitos para os fios. O problema é que após encontrar o cosmético ideal, depois um tempo de uso o resultado parece não ser mais o mesmo e a batalha para encontrar um novo produto começa do zero. Para acabar com as dúvidas, o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explicou o por quê da perda do efeito e apontou as melhores soluções.
Entenda por que os produtos podem perder o efeito
Cada cabelo se adapta melhor a uma determinada linha de tratamento, dos shampoos e condicionares aos cremes de hidratação, e por isso muitas mulheres têm dificuldade de trocar o produto. Após um longo período de uso, no entanto, o resultado das madeixas pode não ser o mesmo vista na primeira aplicação. "Muita gente reclama que o cabelo vicia no produto e depois de um tempo não faz mais efeito. O que acontece é o efeito buildup, que é um acúmulo de nutrientes", explicou o especialista Marcos Proença.
O que acontece é que os produtos de tratamento ou higienização dos fios contam com nutrientes e substâncias específicas para cada cabelo, repondo aquilo que está em falta devido a tratamentos químicos, ações de agentes externos ou até mesmo uma qualidade genética. Porém, após o longo uso do produto, as madeixas já conseguiram reconstruir os nutrientes que estavam deficientes, por isso os cosméticos param de fazer efeito ou até mesmo começam a ganhar uma aparência endurecida, sem brilho e sem movimento, como é o caso dos produtos à base de queratina.
Revezar produtos ajuda a manter fios sempre bonitos
É comum desejar resultados rápidos quando o assunto são os tratamentos para os cabelos, mas toda essa pressa pode acabar ocasionando o efeito contrário e gerar um acúmulo de substâncias e nutrientes nas madeixas. De acordo com o beauty expert Marcos Proença, a solução é deixar o produto de lado por um tempo, sempre intercalando diferentes linhas de tratamentos, por exemplo uma para cabelos ressecados e outra neutra. "É preciso analisar o momento do cabelo: ela pode usar por um tempo e depois guardá-lo. No momento em que ela sentir que o cabelo está precisando de novo dessa força ela pode usar", ensinou o cabeleireiro.
Matéria publicada em 04 de Março de 2021 por Webedia.