Se você definisse a experiência com seu trabalho em uma palavra, qual seria? Para Ana Heloísa, Michelle Vommaro e Lilian Rodrigues, expressão, confiança e resgate são apenas algumas das melhores para representar o que foi - e continua sendo - se redescobrir diariamente como mulheres e profissionais (pra lá de competentes!) no mercado de moda e beleza.
E o dia a dia delas vai muito além de ficar por dentro do que é tendência de cabelos ou truques de maquiagem, viu? Para elas, a profissão foi o caminho que cada uma precisava traçar para encontrar empatia, empoderamento e um novo olhar para o mundo feminino!
Nós do Beleza Extraordinária aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para fazer perguntas sobre sonhos, trajetória e o legado de beleza para cada uma - e as respostas foram as mais inspiradoras possíveis. Que tal ouvir um pouco do que elas têm a dizer?
Quem é quem? Confira um breve resumo sobre Lilian, Michelle e Ana Heloísa
Educadora, pós-graduada em educação infantil e administração de escolas e com um mestrado em políticas públicas, Lilian Rodrigues nunca tinha se imaginado trabalhando com moda e beleza até o lado financeiro falar mais alto e a pedagoga decidir apostar todas as suas fichas nesse universo. Hoje - quem diria -, ela é diretora executiva em uma empresa multinacional!
Já a executiva de contas Michelle Vommaro, ao contrário de Lilian, sempre quis trabalhar com o universo de moda e beleza. Segundo ela, entender a mente humana e suas motivações sempre pareceu encantador - e nada mais expressivo do que a escolha de look, corte de cabelo ou make para entender a visão de mundo de alguém, certo?
E foi exatamente isso que a editora-chefe de beleza Ana Heloísa percebeu ao mergulhar no jornalismo especializado e todas as suas possibilidades. De acordo com Ana, foi em meio a coberturas de desfiles e várias pesquisas que a beleza passou a ser "muito mais que uma paixão superficial por cosméticos".
Beleza Extraordinária: Notaram alguma mudança em si mesmas conforme iam se aprofundando mais nesse universo de beleza?
Lilian Rodrigues: O que aconteceu em mim foi um empoderamento maior. Hoje me sinto mais bonita, segura e amiga de outras meninas. Hoje, olho outras mulheres nos olhos e entendo os desafios e problemas que elas passam. Caminho muito mais lado a lado com elas. Nós mulheres, realmente juntas, podemos transformar muitas coisas!
Michelle Vommaro: Sim! Hoje, sou muito mais aberta a ouvir outras opiniões e formas de pensar. Quanto se trata de beleza e moda, não há regra. O que super funciona para você, pode não funcionar para outra. E nem por isso você está certa ou errada. É tudo relativo.
Ana Heloísa: A mudança foi enorme e aconteceu de forma silenciosa. Comecei a pensar em assuntos para matérias em todos os lugares: no metrô ao ver uma loira com a raiz perfeitamente esfumada, ou no elevador com a vizinha reclamando de como a chuva havia mudado seu penteado. Se eu já gostava de cuidar do meu próprio cabelo por vaidade, esse sentimento se transformou em algo muito mais poderoso: respeito. Pela força que pode nos proporcionar, pelas mensagens que é capaz de transmitir e até pela união de mulheres que inicialmente se identificam apenas pelo tipo de cacho que têm.
BE: O que o mundo da beleza trouxe de melhor para vocês?
LR: Nossa, o mundo da beleza transformou totalmente a minha vida! Mas o que ele me trouxe de melhor foi a possibilidade de voar, de extrair o melhor de mim que já estava aqui, mas adormecido. Hoje eu empodero outras mulheres e desperto o melhor delas também!
MV: Ele me tornou uma pessoa muito mais empática. Em grande parte, quando falamos de beleza, o tema de autoestima vem junto - o que torna tudo muito delicado -, e nesse sentido eu me tornei uma pessoa que “se coloca no lugar do outro”. Principalmente quando falamos da mulher que vive nessa sociedade “cheia de regras”.
AH: Além das amigas do tipo "pra vida toda", o mundo da beleza me trouxe essa nova - e melhor - visão sobre o que é ser mulher; das superações às formas de apoio tão necessárias. Mudou a minha vida acompanhar o movimento da transição capilar. Ver tantas mulheres incríveis "desabrochando" conforme foram se empoderando e redescobrindo sua própria beleza que estava sufocada por químicas e ferramentas de calor foi o melhor que me aconteceu.
BE: Se pudessem definir suas experiências com o trabalho na moda em uma palavra, qual seria? E por quê?
LR: Acho que a palavra é resgate! Antes eu achava que era uma futilidade total trabalhar só com isso e não entendia a importância que as pessoas davam à detalhes do mundo da moda, mas agora entendo. O que isso causa na mente e na vida das mulheres é muito impactante!
MV: Confiança! Beleza e moda são uns dos meios de te deixar mais confiante; confiante do seu valor, da sua capacidade, de falar para o mundo o que passa dentro de você. Quando você acredita que é maravilhosa, as pessoas a sua volta também passam a acreditar.
AH: Expressão! Moda e beleza são ferramentas de comunicação e expressão poderosas; que dizem muito sobre quem você é, em que momento da vida está e até sobre como está o humor do dia.
BE: O que é beleza para vocês?
LR: Hoje, está muuuito longe dos padrões estabelecidos. Vai muito da essência, vai do que a mulher tem de melhor - e o mais importante de tudo é o que ela sente, e como ela se sente. Toda mulher precisa se olhar no espelho e se sentir linda, independentemente do padrão e do que as outras pessoas digam.
MV: Ser bonita é se sentir bonita. A beleza vem de dentro. A partir do momento que você se sente bonita, as pessoas a sua volta começam a te ver de uma maneira diferente.
AH: É algo que vem de dentro mas encontra na superfície o campo de expressão. É uma quebra de paradigmas tão convincente que faz com que as pessoas olhem de novo e considerem bonito algo que não consideravam segundos antes - uma franja mais curta, um fio mais enrolado ou as sardas que nasceram com você. Por que não se trata de uma beleza estética simplesmente; é mais amplo. É se sentir confortável na própria pele - seja ela qual for. Por que a partir disso, tudo é cuidado, amor próprio e evolução.
Matéria publicada em 9 de Março 2021, por Webedia.