Muitas mulheres que têm os cabelos finos também sofrem com a pouca quantidade de fios, que deixam as madeixas sem volume e movimento. Para combater o aspecto ralo, o primeiro passo é investir em shampoos específicos que, por possuírem uma fórmula mais leve, dão corpo aos fios, deixando-os mais espessos."Se usar um shampoo muito hidratante, por exemplo, o cabelo acaba ficando com a raiz mais oleosa e sem movimento. O mais indicado são produtos neutros, que ainda vão ajudar na fixação dos penteados", afirma o cabeleireiro Bruno Maciel. A maneira de secar o cabelo também pode fazer diferença no resultado final. "O ideal é secar de baixo para cima. A raiz vai ganhar mais movimento e dar mais suporte para esse cabelo", ensina o especialista, que alerta ainda para a necessidade de aplicar produtos específicos para dar volume na raiz, já que o efeito do secador é momentâneo e os fios voltaram a ficar com aspecto de ralos com o passar do dia.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Penteados ajudam a disfarçar a pouca quantidade de fios
Mulheres com poucos fios podem apostar ainda em alguns penteados que dão a ilusão de madeixas mais volumosas. Para o cabeleireiro Bruno Maciel, para deixar o visual mais bonito, vale apostar em apliques do estilo tic tac, indicado para produções rápidas. "O alongamento deixa o cabelo com mais volume, sem perder a naturalidade", afirma.
Invista em topetes com volume
O topete no alto da cabeça, estilo que ficou famoso ao ser usado por divas dos anos 1960, garante um bom resultado nas madeixas finas. Segundo Bruno Maciel, o topo da cabeça costuma ser o local onde os fios aparentem ser mais finos e ter menos movimento. Para reproduzir o penteado, use pomadas em pó e fixadores.
Tranças com fios emoldurando o rosto disfarçam a quantidade de cabelo
A trança com alguns fios desfiados, emoldurando o rosto, também pode disfarçar a falta de volume dos cabelos finos. Faça uma trança tradicional e com um pente fino desfie alguns fios. Deixe a franja solta, como se estivesse se desprendido do restante do penteado.
Ondas texturizadas dão movimento aos fios
As ondas naturalmente oferecem mais movimento aos cabelos lisos. Antes de usar o babyliss ou o bob, aplique um spray de volume em todo o comprimento dos fios. Porém, o efeito pode não ser o ideal para pessoas que tem as madeixas ralas devido ao excesso de química. "Os cachos deixam as pontas porosas com aspecto de quebradiças", explica o cabeleireiro.
Fios bagunçados para cabelos curtos
Mulheres com cabelos curtos podem apostar nas madeixas mais bagunçadas para conquistar um efeito mais volumoso. "O corte chanel, por exemplo, pode ganhar ondulações com o babyliss. Finalize o penteado com spray de volume", ensina Bruno Maciel.
Rabo de cavalo encorpado
O rabo de cavalo pode ser um grande inimigo daquelas que sofrem com fios ralos. Para conseguir um penteado bonito e encorpado. Aposte em um topete no topo da cabeça e desfie alguns fios do comprimento, deixando-o com um aspecto mais desalinhado.
Cabelos jogados para o lado: ilusão de mais volume
Os penteados laterais são fáceis de serem reproduzidos e deixam qualquer look mais glamouroso , podendo ser usado para os mais diversos tipos de eventos, seja um casamento, uma formatura, de dia ou à noite. Com os fios soltos e todos acumulados de apenas um lado, o visual dá a impressão de madeixas mais volumosas. Aposte ainda em ondas, que podem ser feitas com babyliss ou com bob, para dar mais movimento ao penteado.
Coque "podrinho" com fios soltos e ondulados
O coque "podrinho" é uma das preferências das famosas que investem no estilo mais descolado para eventos. Os fios levemente bagunçados deixam o visual mais natural e com movimento. Para quem tem fios finos, vale apostar nas madeixas onduladas, que vão deixar o penteado mais encorpado.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.