Pode até parecer coincidência, mas não é: se espinhas e imperfeições surgem no rosto sempre depois de um dia de praia ou piscina, é preciso investigar mais de perto a rotina de beleza - e o erro, segundo a dermatologista Renata Ayd, pode estar na escolha do tipo de filtro solar. "A maioria desses casos está relacionado ao uso de protetores solares muito oleosos e que fecham os poros", explica a especialista.
No entanto, a atenção não para por aí! Além de escolher o protetor ideal, hidratar e limpar o rosto da forma correta nos dias seguintes também faz toda diferença para uma pele perfeita. Saiba quais são as dicas da médica em três passos para aproveitar a estação mais quente longe da acne!
Primeiro passo: escolher um filtro solar de toque seco evita obstruções e inflamações no rosto
Na hora de fugir do aspecto oleoso e das desagradáveis espinhas, além de evitar usar o protetor solar do corpo no rosto, é pra lá de importante escolher um produto especificamente facial e com fórmula mais suave, que consiga ser absorvida rapidamente pela pele.
De acordo com a dermatologista, o motivo é porque os filtros solares comuns podem apresentar uma consistência mais espessa, bloqueando a saída do sebo produzido pelas glândulas sebáceas muito presentes no rosto, diferentemente do que acontece no uso de cosméticos mais suaves. "Há tecnologias modernas nos filtros solares que os deixam com toque seco e diminuem muito as chances de acne", lembra Renata.
Segundo passo: limpar profundamente a pele no pós-praia é fundamental para prevenir espinhas
De qualquer maneira, proteger a pele com o protetor adequado ainda não é tudo. A especialista lembra que, tão importante quanto ter um filtro solar de toque seco à mão é, ao mesmo tempo, investir pesado na higiene da pele ao fim do dia. "Retirar completamente o protetor pode ser difícil, principalmente aqueles que têm uma aderência maior", ressalta a médica. Para essa parte do ritual, o melhor é contar com os aliados certos, como os lenços micelares de limpeza profunda e sabonetes faciais próprios para peles oleosas.
Terceiro passo: hidratação é o segredo para manter a pele longe da oleosidade excessiva
Por fim, a última dica de Renata para uma pele de verão perfeita é apostar na hidratação. "Hidratantes leves são indicados mesmo para as peles oleosas após a retirada adequada do protetor", reforça a especialista. Segundo ela, a água deve sempre ser reposta o quanto antes, tanto com a ajuda de hidratantes leves quanto com a ingestão de bastante líquido nos dias seguintes. Vale lembrar que oleosidade e hidratação são bem diferentes, viu? Para entender mais sobre o assunto, basta clicar aqui!
Dicas extras da especialista:
- No pré-praia: "deve-se passar o protetor ainda em casa, antes de vestir o biquíni ou maiô para não manchar e estragar as roupas", indica.
- Durante e pós-praia: "o protetor deve ser reaplicado durante a exposição ao sol e uma boa hidratação deve ser feita após o banho!", finaliza.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.