Saber como os cachos vão ficar depois da transição capilar - que é o período de abandono da química até o big chop - é a maior curiosidade das mulheres que querem voltar a ter o cabelo natural. A dúvida é comum porque depois de muitas escovas progressivas e relaxamentos, os fios ficam completamente indefinidos e o couro cabeludo fica mais sensível, além da estrutura do cabelo mudar bastante durante as fases da transição.
Não vê a hora de assumir a identidade natural e acha que os cachos nunca voltarão ao formato de antes? Pensando em você, o Beleza Extraordinária conversou com a estudante de Jornalismo Lavínia Hernesto, de 20 anos, que começou a alisar os cachos com 8! Hoje, pouco mais de 2 anos depois de ter começado a transição capilar, ela garante que, sim, dá para recuperar os cachos de antes. Confira a entrevista!
A lembrança do cabelo cacheado antes da química
Dona de cachos dos tipos 3A e 3B, Lavínia contou que não fazia ideia de que os cachos eram do jeitinho que são hoje. "Eu lembrava que ele era muito cacheado, tinha um cacho pesado e era difícil de desembaraçar. Eu precisava fazer muita hidratação, porque ele era bem ressecado, e como antigamente não tinha esse leque de produtos para cabelo cacheado, minha mãe não sabia cuidar, já que na época ela também alisava. Eu consigo lembrar pelas fotos, mas também tenho essa lembrança na hora de desembaraçar", contou Lavínia.
Mesmo lembrando da textura do cacho, Lavínia contou que sabia que ele seria diferente porque era um cabelo de criança, que pode mudar com o tempo.
"Acho que toda pessoa que passa pela transição vive imaginando como é que o cabelo vai ficar, muitas cabeleireiras botam terror, falam que depois de muita química o cabelo não volta, mas hoje temos muitos casos de transição e não há mais dúvidas de que volta sim. Eu sei que não ficaria igual porque meu cabelo era um cabelo de criança, a textura e o formato mudam muito com o passar dos anos, com a minha transição concluída, meu cabelo superou minhas expectativas", contou a estudante.
A decisão de entrar em transição capilar
Perder a disposição para retocar a escova progressiva, em época de verão, foi o que incentivou Lavínia a entrar ter os cachos de volta.
"Eu entrei em transição em dezembro de 2015, estava muito quente por conta do verão e eu tinha uma viagem pro Nordeste. Decidi alisar em qualquer salão quando eu chegasse em outro estado, mas pra onde eu fui era muito mais quente do que aqui no Rio, então fiquei três meses sem progressiva. Quando voltei pro Rio eu estava pronta pra alisar novamente, mas resolvi me dar uma chance, já que eu já via meus cachos no couro cabeludo. Cheguei no Rio e fui direto em um salão para cabelos cacheados, cortei o cabelo em um tamanho que não fosse ficar bom com ele liso, pra não ter desistência da transição", contou a estudante.
Cachos de Lavínia voltaram a ficar naturais depois de 6 meses
Depois do corte proposital, Lavínia decidiu colocar box braids - e foi então que os cachos começaram a ganhar forma de vez! "Passei 6 meses com as box braids, famosas tranças, que me ajudaram muito. Meu cabelo decolou no crescimento, após 6 meses eu já estava com meu cabelo completamente cacheado, depois daquelas últimas aparadas com a tesoura, em casa mesmo", contou. "Meu cabelo hoje é cacheado, tipo 3A com 3B. Hoje eu quero ele grande, então o volume diminuiu por conta do comprimento, quanto maior, menos volume. Mas o pente garfo ajuda muito e da pra deixar ele bem cheião", disse Lavínia.
Cachos podem mudar de acordo com os cuidados durante a transição
Quem quer o cabelo natural de volta sabe que é preciso caprichar nos cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução, porque o cacho da raiz também pode ir mudando conforme o cabelo for crescendo.
"Dependendo do que a pessoa fizer, o cabelo reage de uma forma. Hoje em dia, ele está mais “pra baixo”, precisa de bastante garfo pra ficar bem cheio. Eu uso muito difusor, ajuda na modelagem e deixa o cabelo muito mais bonito. Tem vários truques, se tem uma coisa que você pode ter certeza, é que essa blogueiras nunca passam o creme, penteiam e pronto, fica aquela coisa linda. Tem todo um trabalho, um levanta ali, hidrata aqui, reparador de pontas, pente garfo, difusor", contou Lavínia.
Matéria publicada em 30 de Março de 2021, por Webedia.