Quem começa a transição capilar costuma ficar cheia de dúvidas, e uma das principais é se dá para voltar aos cachos sem fazer o big chop! O tão falado "grande corte" é aquele que vai tirar toda a química do cabelo e mandar embora as partes lisas do comprimento e das pontinhas dos fios.
A dúvida surge pelo seguinte: enquanto muita gente decide fazer o big chop logo que os cachos começam a crescer, outras mulheres não se sentem preparadas para deixar o cabelo curtinho e cacheado de uma vez. Para responder essa questão - tão delicada! - preparamos uma matéria especial logo abaixo.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Transição capilar: é possível passar por ela sem fazer o big chop?
Sim, é possível passar pela transição capilar sem precisar fazer a versão curtinha do big chop! Só que será preciso um pouquinho mais de paciência, viu? É que você vai precisar esperar os seus cachos crescerem até um comprimento "confortável" para você decidir cortar a parte lisa, que não vai cachear mais.
Só que não existe um tempo específico para passar pela transição capilar. Apesar de a média de crescimento de todos os tipos de fio ser de 1 a 2 centímetros por mês, cada cabelo leva um tempo diferente para tomar sua forma natural. A química usada anteriormente, o tipo de cacho e o estado atual do cabelo podem interferir nesse processo.
Big chop não precisa ser tão curto: corte também pode ser médio ou longo
Muita gente tem a ideia de que o big chop precisa ser um corte bem curtinho, tipo pixie. Só que a verdade é que o grande corte também pode ser na altura dos ombros ou até um pouquinho abaixo dele: tudo vai depender de quanto tempo você está disposta a deixar seus fios naturais crescerem.
O big chop terá que acontecer em algum momento: a parte do cabelo com química, que ainda estará lisa, deverá ser cortada para que o fio novo, vindo da raiz, ganhe seu devido destaque com cacheado, crespo ou ondulado.
Como passar pela transição capilar sem fazer o big chop?
Quem decide passar pela transição capilar sem fazer o big chop vai precisar de cuidados bem específicos para disfarçar as duas texturas e também para cuidar da parte natural, que pode crescer ressecada, sem brilho e um pouco sem forma no início.
Por isso, nossa dica de ouro é: faça um cronograma capilar para hidratar os fios novos e deixá-los mais "alinhados". É que se eles ficarem ressecados e com frizz, ficará mais difícil passar por todo o processo, que também envolve autoestima e bem-estar.
5 dicas para passar pela transição capilar sem fazer o big chop:
Umectação: faça uma umectação semanalmente ou de 15 em 15 dias, massageando a raiz com óleos, como o de coco, para ativar a circulação sanguínea, ajudar no crescimento e nutrir os cachinhos novos.
Apare as pontinhas: enquanto o cabelo estiver comprido e pesado, os cachos podem demorar mais tempo para tomarem sua forma real. Por isso, corte as pontinhas de 3 em 3 meses.
Finalização: durante a transição, pode cachear a parte lisa ao invés de fazer chapinha ou usar o secador na raiz, porque o calor pode adiar a volta dos cachinhos. Aposte na fitagem, que "amassa" os fios de baixo para cima e forma cachinhos com o creme de pentear.
Penteados: aposte em penteados para disfarçar as duas texturas do cabelo, já que a ideia é deixar ele médio ou comprido. Aqui, a gente mostrou 50 inspirações!
Box braids: durante a transição capilar, colocar tranças também pode ser uma boa ideia para quem não quer deixar o cabelo natural curto. Aqui, a gente deu algumas inspirações sobre elas!
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.