A menopausa é a definição da última menstruação da mulher. Essa fase acontece em geral entre os 45 e 55 anos e classifica o fim da fase reprodutiva feminina. Durante esse período o corpo sofre diversas alterações hormonais que refletem em diversos aspectos físicos e psicológicos.
Entre as modificações, estão as mudanças da pele como o ressecamento do rosto e a flacidez facial. A dermatologista Fabiana Wanick, Membro das Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explicou com mais detalhes quais são as alterações da pele do rosto nessa fase e como uma rotina de cuidados pode ser construída.
Quais as diferenças da pele nessa fase?
A menopausa marca uma nova fase na vida da mulher, com isso o corpo sofre diversas alterações ligadas aos hormônios que refletem no humor e na aparência do corpo. Uma das consequências da menopausa é a mudança na pele, ao entrar nessa fase a pele tende ficar mais seca e flácida e, em alguns casos, a menopausa pode causar oleosidade excessiva e até o surgimento de acne.
Para definir as principais diferenças que a menopausa traz na pele, a dermatologista Fabiana Wanick classificou como essa fase pode ser percebida. “As diferenças que a gente observa na pele da menopausa é em geral é uma pele mais fina, mais seca, mais flácida e algumas mulheres quando entram na menopausa tem alguma alteração hormonal, tem um pouco de distúrbio hormonal e isso pode fazer com que elas tenham períodos em mais acne, mais oleosidade”.
Flacidez facial?
Uma das principais características da pele na menopausa é a flacidez facial. Isso acontece porque com o passar dos anos os níveis de ativos responsáveis por garantir a firmeza da pele têm os níveis diminuídos, esses ativos são por exemplo o colágeno e o ácido hialurônico, responsáveis pela hidratação e elasticidade do rosto.
“A pele acaba ficando mais flácida no período da menopausa, principalmente por conta da alteração que a nossa pele sofre com todas as mudanças hormonais. O nosso organismo tende a produzir menos colágeno, menos ácido hialurônico, a gente vai repondo menos essas proteínas que a nossa pele perde e juntando com a idade, com tudo que já perdemos ao longo da vida com a exposição, temos o reflexo de tudo isso na menopausa”.
Ressecamento da pele
“A pele fica mais seca por conta da diminuição do funcionamento das glândulas que geram a hidratação e a oleosidade da nossa pele e por conta de toda baixa do hormônio”, explica a dermatologista. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada e a ingestão diária de água, além de utilizar produtos de skincare enriquecidos com ativos hidratantes para tratar o ressecamento da pele.
Por isso, mantenha uma rotina de skincare com hidratação facial durante a manhã e noite. Durante o dia, não esqueça de reaplicar o protetor solar, pois, além de proteger a pele da ação dos raios solares, esse cuidado também vai intensificar a hidratação facial.
Quais cuidados ter com a pele durante a menopausa?
Para te ajudar entender quais são os melhores cuidados com a pele durante a menopausa, a dermatologista Fabiana Wanick separou algumas dicas. “O ideal é que você mantenha os cuidados da sua pele. O seu sabonete não pode ser muito agressivo porque sua pele vai ficar mais seca e isso faz com que ela responda de uma jeito diferente o que pode fazer com que a pele fique irritada e sensível".
“Além disso, é importante manter a pele hidratada para ela tolerar todos os tratamentos e garantir que ela mantenha um aspecto mais viçoso e iluminada", ressalta a dermatologista. Por isso, na hora de montar uma rotina de cuidados com a pele na menopausa, aposte com uma skincare hidratante com produtos que tenham ativos ricos em hidratação e redução de linhas.
- Limpeza facial: aposte na combinação do Gel de Limpeza Facial Hidratante e do Água Micelar Hialurônico, os dois produtos são enriquecidos com ácido hialurônico, ativo reconhecido pela hidratação intensa e ação antissinais, o que garante uma pele nutrida e a redução de linhas de expressão.
- Hidratação facial: escolha no Sérum Facial Preenchedor da linha Revitalift, ele conta com 1,5% de ácido hialurônico e apresenta uma textura leve e de fácil absorção da pele. Além da hidratação facial intensa, ele proporciona redução de 40% dos sinais nas primeiras semanas de uso.
- Proteção solar: para completar a rotina de cuidados, aposte no Protetor Solar Facial Fluido da linha UV Defender, ele conta com uma textura leve e também traz os benefícios do ácido hialurônico para a pele.
Para entender os melhores cuidados para sua pele, faça o teste de Skin Genius! Com a ferramenta você pode analisar a sua pele e entender qual a melhor rotina de skincare e os melhores produtos para sua pele. Teste agora!