Quem tem a pele mista precisa lidar com as duas características ao mesmo tempo no rosto: a oleosidade na zona "T" e o ressecamento nas bochechas. Mas ao contrário do que se possa pensar, as donas desse tipo de pele não precisam de dois cuidados diferentes e a rotina de beleza diária também pode ser rápida e prática. A intenção é controlar o brilho e o óleo em excesso nas áreas da testa, do nariz e do queixo, ao mesmo tempo em que hidrata as regiões das bochechas. Confira as dicas para uma rotina prática!
Limpeza da pele mista: 2x ao dia
Assim como todo tipo de pele, a higienização com sabonete facial é fundamental para a mista. Ela deve ser lavada duas vezes ao dia com um sabonete para pele oleosa ou mista, que pode ser em gel ou em barra. Aplique o item de manhã, ao acordar, e depois de retirar a maquiagem, antes de dormir, caprichando na massagem nas áreas mais oleosas, que são a testa, o nariz e o queixo. Uma dica é não esquecer de hidratar a pele em seguida, para que as bochechas não fiquem ressecadas.
Demaquilante: água micelar é produto curinga e prático
Na hora de retirar a maquiagem, as donas de pele mista podem apostar na água micelar por causa da fórmula ultra leve da solução. A vantagem é que as micelas retiram a maquiagem sem ressecar a pele normal do rosto, ao mesmo tempo em que deixa a parte oleosa bem sequinha, sem precisar enxaguar.
Creme hidratante: pode ser a mesma fórmula usada para peles oleosas
Na hora do creme hidratante, não é preciso apostar em duas fórmulas diferentes. Se não encontrar um creme específico para pele mista - que consiga hidratar as partes mais ressecadas e ao mesmo tempo controlar o brilho da zona "T" - o creme para peles oleosas é o suficiente porque vai controlar a oleosidade e não vai ressecar a área das bochechas. A fórmula do produto precisa ser bem leve e com toque seco, para absorver mais rápido e não deixar uma sensação pegajosa no rosto.
Filtro solar: fórmula deve ser 'oil free'
Superimportante na rotina de beleza diária, o filtro solar para quem tem a pele mista pode ser "oil free", ou seja, livre de óleos para não comprometer ainda mais o brilho da testa, do nariz e do queixo. Esse tipo de fórmula costuma ter toque seco e, por isso, também vai deixar a pele com uma aparência matte e aveludada. Outra opção são os filtros para pele normal, que não vão comprometer a oleosidade da zona "T".
Matéria publicada em 24 de março de 2021, por Webedia.