O cronograma capilar - tratamento que combina hidratação, nutrição e reconstrução - é o cuidado ideal para quem quer turbinar o visual das madeixas. Indicada para qualquer tipo de cabelo, ele faz muito sucesso entre as cacheadas e crespas por tratar o ressecamento, dar mais definição aos cachos e, para a alegria de quem está em transição capilar, ajudar os novos fios a crescerem ainda mais fortes e saudáveis. Confira mais detalhes e aprenda a organizar sua própria rotina!
Cada etapa do cronograma capilar conta com um benefício para o cabelo
O cronograma capilar nada mais é que uma rotina que combina os três tratamentos mais importantes para o cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução. Organizados em um calendário mensal com cuidados divididos em três dias, eles reúnem todos os componentes necessários para que os cachos fiquem mais saudáveis e bonitos.
A hidratação, uma das etapas mais importantes para os cabelos cacheados e crespos, é responsável por repor a água dos fios, deixando-os mais sedosos e livres de frizz; já a nutrição, devolve a oleosidade e os lipídios que o cabelo necessita. A reconstrução, por sua vez, é a fase mais importante para quem está com as madeixas fracas - como quem está passando por transição capilar, por exemplo - por promover a reposição de proteínas e aminoácidos.
Considere os componentes da fórmula antes de escolher o creme para cada cuidado
Como cada etapa conta com um benefício específico para o cabelo, para que o tratamento funcione, é muito importante aprender a escolher os produtos corretos. Na hidratação, a dica é priorizar os cremes que contem com componentes como glicerina, vitaminas e proteínas hidrolisadas; na nutrição, escolha os que sejam ricos em óleos; e na reconstrução, prefira as fórmulas com ingredientes que ajudem a fortalecer os fios - como a queratina e arginina, por exemplo.
Identifique as necessidades do seu cabelo para montar o cronograma capilar
Depois de entender o que é cronograma capilar e conhecer os benefícios de cada etapa, é hora de aprender a criar o seu calendário para iniciar já o tratamento! Para facilitar a vida de quem ainda está começando nesse processo, existe uma tabela fixa organizando os três cuidados, mas, como ela não é uma regra, fique à vontade para alterá-la de acordo com a necessidade do seu fio.
Se você está sentindo que seus cachos estão muito ressecados e porosos, por exemplo, dê uma atenção a mais às nutrições; agora, se o problema é o frizz, capriche nas hidratações para resolver o problema devolvendo a água que as madeixas precisam. Para quem está com o cabelo completamente natural, sem resquícios de química de alisamento ou colorações, pode fazer a reconstrução uma vez por mês ou apenas quando sentir real necessidade; mas, para quem ainda está passando pela transição capilar ou acabou de pintar o cabelo, a dica é recorrer à essa etapa a cada 15 dias para que o cabelo fique mais forte.
Use o cronograma oficial como base
Mesmo que você não siga exatamente o modelo fixo, uma boa dica para quem vai começar o cronograma é usá-lo como base até aprender a reconhecer do que os seus fios realmente precisam. Com o espaço de, pelo menos, um dia entre um tratamento e outro, ele combina as hidratações, nutrições e reconstruções durante o período de um mês e retoma à etapa inicial ao fim do período - até que se sinta a necessidade de continuar tratando as madeixas com essa rotina de cuidados. Veja:
1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - hidratação - reconstrução
4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
Matéria publicada e 23 de Março de 2021, por Webedia.