A etapa da reconstrução capilar é muito importante para recuperar o cabelo danificado e deixá-lo bonito e saudável. Parece muito difícil? Não precisa se preocupar: você pode reconstruir os fios em casa. É só buscar produtos com ingredientes que ajudem a devolver a proteína e fortalecer seu cabelo.
Ainda não sabe quando e como fazer a reconstrução e quais produtos são indicados para isso? A gente separou algumas dicas para tirar todas as suas dúvidas!
Como saber se o seu cabelo precisa de reconstrução
A reconstrução é a etapa do cronograma capilar que recupera os fios dos danos sofridos no dia a dia ou por processos químicos. Você sabe que é momento de investir nesse tratamento quando o cabelo fica fraco e quebradiço ao longo. O papel da reconstrução é repor os nutrientes perdidos, devolvendo massa para os fios.
Geralmente essa é a última parte do cronograma, que é feita depois da hidratação e da nutrição. Isso porque cada uma dessas etapas envolve a reposição de elementos diferentes - como água, óleos ou proteínas - e podem ser feitas em todos os tipos de cabelos.
Como funciona a reconstrução capilar?
Para repor a massa dos fios, os produtos indicados para a reconstrução precisam ser ricos em proteínas e aminoácidos - os elementos que compõem proteínas. São esses elementos que vão recuperar a fibra capilar danificada. Por isso, ingredientes como queratina, creatina, arginina e cisteína são muito comuns nas máscaras reconstrutoras.
Além de devolver a massa perdida, esses ingredientes ajudam a fortalecer o seu cabelo. Outros componentes, como o colágeno, também são muito encontrados nesse tipo de produto e ajudam a conferir firmeza e elasticidade para os fios, o que evita que quebrem com facilidade.
É importante ler os rótulos dos cremes e máscaras
Para saber qual produto é mais indicado para a reconstrução capilar, é uma boa ideia ler os rótulos dos cremes e máscaras. Isso porque nem sempre os produtos indicam claramente a função que eles cumprem no tratamento dos cabelos e você precisa identificar os ingredientes.
Para uma boa reconstrução, procure aqueles que incluem proteínas em sua composição. A mais comum delas é a queratina, que pode ser encontrada até mesmo em shampoos de tratamento. Mas cuidado com o excesso desse componente, já que ele pode deixar o fio rígido demais. Outras opções que você pode encontrar nos produtos são a arginina, creatina, cisteína ou mesmo o colágeno.
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.