Se o corte repicado pode dar mais volume aos fios é uma dúvida muito comum, especialmente para mulheres com fios muito finos em busca de madeixas mais encorpadas. Mas assim como os demais cortes de cabelo feminino, o efeito do corte repicado depende não só do corte em si, mas também de outros fatores, como o tipo de fio, principalmente, a forma como ele será feito.
Se o seu objetivo são cabelos mais volumosos, a melhor forma de fazer o corte repicado é criando camadas mais curtas e diagonais. Por outro lado, quem deseja o efeito contrário deve apostar em camadas mais espaçadas e na vertical, além de evitar repicar os fios no topo da cabeça.
Outra dica importante é não confundir o corte repicado com o corte desfiado, uma vez que o primeiro é feito com a tesoura e cria camadas nos fios e o segundo é feito com a navalha, desconectando as pontas dos fios. Ou seja, os resultados são completamente diferentes. A seguir, saiba mais sobre o corte repicado em diferentes tipos de cabelo.
CORTE CURTO REPICADO GANHA VOLUME E EFEITO DESPOJADO
O corte de cabelo curto repicado pode ser mais ou menos volumoso dependendo do seu tipo de cabelo e finalização do corte. Para quem tem cabelos cacheados e crespos, o corte curto repicado pode valorizar mais o volume das madeixas com camadas que começam próximas ao topo da cabeça e se distribuem ao longo dos fios.
O corte curto repicado também é ótima opção para quem tem cabelos lisos e ondulados muito finos ou ralos. Nesses casos, além do corte em si, é importante apostar em uma finalização leve, com um leave-in, para não pesar nos fios e evitar a prancha alisadora.
Uma sugestão de corte de cabelo curto feminino que funciona em ambas as texturas de cabelo é o short bob repicado. Caso queira ousar um pouco mais, o cabelo pixie repicado também pode trazer mais volume aos fios.
CORTE MÉDIO REPICADO PROPORCIONA ELEGÂNCIA E MODERNIDADE
Os cortes de cabelo médio estão super em alta e, assim como os cortes curtos, podem ser mais volumosos. Um corte de cabelo médio repicado que garante esse efeito é o shaggy hair, uma tendência inspirada nos anos 70 que é muito indicada para cabelos lisos e ondulados com pouca densidade e movimento.
Já para as cacheadas e crespas, uma das melhores opções é o corte long bob repicado. Essa versão do corte long bob tradicional é perfeita para os cachos porque distribui e equilibra o volume dos fios, dando mais movimento às madeixas.
Para garantir o efeito mais volumoso na finalização do corte shaggy hair, as lisas e onduladas podem investir em um styling mais despojado, apostando no efeito messy, que vai valorizar o corte repicado. Por outro lado, as cacheadas podem finalizar o corte long bob repicado utilizando técnicas de texturização como a fitagem e o auxílio de um difusor para secar e “soltar” os fios e dar mais volume.
CORTE REPICADO EM CABELOS LONGOS DÁ VOLUME E LEVEZA AOS FIOS
Se você não abre mão do comprimento, mas procura cortes de cabelo que deem mais volume aos fios longos, a dica é fazer camadas repicadas ao longo do comprimento e manter a base reta. Essa técnica ajuda a criar a impressão de cabelos mais encorpados, especialmente se forem cabelos lisos e finos ou alisados.
Mas se você tem cabelos crespos e ondulados já muito volumosos, fazer um corte repicado com camadas espaçadas ao longo dos fios, incluindo as pontas, é uma forma de equilibrar o volumão.
Por outro lado, se o objetivo for dar volume aos cabelos cacheados mais fios, as camadas com a base reta criam o efeito. Uma sugestão de cortes para cabelos cacheados longos é double long bob, uma versão mais alongada do corte long bob tradicional.
CORTE REPICADO COM FRANJA É OPÇÃO MODERNA PARA EQUILIBRAR O VISUAL
As franjas são uma ótima saída quando o objetivo é mudar o visual sem alterar completamente o comprimento dos fios. Além disso, elas também podem servir a diferentes objetivos, como equilibrar traços do rosto e até mesmo dar a impressão de cabelos mais volumosos.
No caso de cortes de cabelo feminino médio, como o long bob e o shaggy hair, a franja pode aparecer como elemento que vai acentuar ainda mais o efeito do corte repicado, já que as mechas repicadas na altura da testa vão complementar o visual e emoldurar o rosto. Nos cabelos longos, o corte repicado com franja cria um efeito ainda mais encorpado nas mechas da parte da frente dos fios, chamando a atenção para essa região.
Para valorizar o corte no dia a dia, lembre-se de utilizar um leave-in na franja e, caso tenha cabelos lisos, conte com o auxílio de uma prancha para modelar. Em cabelos cacheados e ondulados, depois da aplicação do leave-in utilizando a técnica de finalização da sua preferência, vale a pena contar com um secador ou difusor para secar e dar um efeito mais despojado aos fios.
Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.