O mercado de beleza está indo além dos tradicionais chapinha e secador para ajudar quem não tem prática ou tempo a conseguir um penteado bonito sem a necessidade de ir a um salão de beleza. As apostas tecnológicas para modelar os fios têm visual e habilidades mirabolantes e conseguem modelar os cabelos de forma mais rápida que prancha e secadores, além de conseguir um desenho diferenciado nas madeixas.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Ondas tecnológicas: aparelhos ajudam a criar cachos
As opções para criar ondas nos cabelos são várias e os resultados variam de acordo com o aparelho usado. Um dos que têm atraído atenção pelo potencial de formar cachos de formatos diferentes é o Miracurl, que "aspira" as mechas do cabelo e as aquece por um cilindro, deixando-as enroladas em poucos segundos. O aparelho avisa quando o cacho está formado a partir de um sensor, que também regula temperatura e diâmetro dos três tipos de cachos conseguidos.
Outros aparelhos prometem formar cachos sem precisar do design curioso do Miracurl. Entre as opções, que são variações do tradicional babyliss, estão o "modelador de três barris", também conhecido como trionda, que "prensa" os cabelos em uma chapa com três cilindros, e cria cachos delineados e marcados, como os que a cantora Taylor Swift usava. Também é possível conseguir um efeito frisado com a ajuda de uma escova, ao desfazer cuidadosamente os caracóis fechados. Outra novidade no mundo dos babyliss são os designs diferenciados do cabo modelador. Se o aparelho antes oferecia acessórios para ajudar a superfície cilíndrica, como escovas e frisadores, agora o bastão ganha novos formatos que ajudam a criar o encaracolado sem medo embolar os fios durante o processo.
Cabelos lisos e alisados: aparelhos prometem modelar as madeixas com tecnologia
As escovas rotativas prometem diminuir o esforço na hora de modelar os cabelos. Como o nome sugere, elas substituem o movimento da escova e do secador, ao girar na direção escolhida enquanto libera jatos de ar quentes entre as cerdas. Pela tecnologia do aparelho, ele promete além de dar forma, brilho, alisar ou criar ondas leves, dependendo do jeito que for usado. Como a escova tem o potencial de embolar os fios, principalmente de quem tem madeixas longas, o ideal é escolher mechas finas ou medias, para trabalhar poucos fios por vez.
As chapinhas também ganharam inovação para alisar. Além dos já conhecidos íons negativos e positivos e raios infra-vermelhos, o movimento também pode fazer a diferença no processo de deixar os cabelos lisos. A novidade para as piastras é a tecnologia de flutuação orbital, que permite que as pranchas deslizem em diversos sentidos, ou seja, voltar em certas mechas sem o perigo de embolar as madeixas, deixando o procedimento mais rápido e prático.
Acessórios práticos para modelar os fios
Para quem quer turbinar seu aparelho antigo, é possível investir em acessórios que transformarão as funções do secador. Além do já conhecido difusor, que seca os cachos sem deixá-los espigados, outra opção é o "Hair Dryer Curl", que dá efeito ondulado às madeixas. O acessório fica acoplado ao secador, que quando ligado, gira as mechas em uma espécie de hélice, formando cachos abertos. Outra opção de adaptador é uma versão em formato de pente para controlar o volume da raiz de cabelos crespos ou de cachos grossos, que funciona principalmente para os intervalos entre químicas, como o relaxamento. Ao alisar essa parte das madeixas, o pente ajuda a disfarçar possíveis diferenças de aspecto e textura da raiz para o restante dos cabelos.
Matéria publicada em 07 de Abril de 2021, por Webedia.