Nem sempre é preciso um grande esforço para mudar o visual. Apenas o ato de modificar o jeito de repartir o cabelo pode trazer resultados surpreendentes. O truque pode estar ligado ao formato do rosto de cada mulher, que pede diferentes divisões, valorizando a beleza natural e escondendo alguns pequenos defeitos. Depois de descobrir o que mais combina com cada tipo de rosto, fica fácil estar sempre impecável.
Ganhe volume imediato
Para quem nem lembra quando começou a repartir o cabelo para o lado que sempre usa, experimentar jogá-lo para a banda oposta pode resultar em uma diferença imediata. Como não estão acostumadas com aquele caimento, as madeixas ganham volume e uma aparência poderosa. Para conseguir o efeito, basta pentear como de costume, esperar secar e aí dividir para a outra lateral. Em entrevista à edição de novembro 2013 da revista InStyle americana, o hairstylist Adir Abergel ensina como fazer a divisão perfeita: "use o ponto mais alto do arco da sua sobrancelha como um marcador e arraste o cabo de um pente até o meio da cabeça", conta.
Combine a risca do cabelo com o formato do rosto
Mudar o cabelo de lado já faz uma grande diferença no visual, mas é preciso conhecer o próprio rosto e saber o que fica melhor com ele antes de seguir a dica. Saber onde repartir o cabelo pode ajudar a disfarçar aquelas partes que não agradam tanto, como testa, queixo ou orelhas.
As donas de um rosto com formato triangular, por exemplo, devem ir mais devagar na risca lateral, tomando o cuidado de não fazer uma separação muito radical. Já quem tem o rosto redondo ou quadrado pode abusar da dica do cabeleireiro e até investir em um swoosh bem ousado, já que repartir o cabelo no meio só reforça o formato natural da cabeça. Mulheres com rosto oval são felizardas: não há nenhuma restrição na hora da separação e as brincadeiras com as madeixas podem ser infinitas.
Mudanças nos cabelos com franja
Para as donas de franja, a mudança de visual com o repartido do cabelo dependerá do estilo adotado. Quem escolheu a franja reta, aquela que toma toda a testa, precisa separar primeiro a parte curta da frente e penteá-la até ficar do jeito ideal. Depois basta soltar o resto do cabelo que estava reservado atrás e reparti-lo ao meio. Apenas o fato de ter trabalhado individualmente a franja já vai mostrar diferenças ao longo do dia.
Já as donas de franja lateral podem ganhar o "efeito mudança imediata" repartindo o cabelo ao meio - isso vai provocar uma estética retrô a lá Brigitte Bardot, que costumava dividir o corte com o mesmo tamanho para os dois lados.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.