A coloração faz parte do dia a dia de muitas mulheres, principalmente das mais vaidosas que não resistem a colorir os fios para conquistar a cor de cabelo tendência do momento ou só para cobrir o cabelo grisalho. Mas e quando o couro cabeludo é sensível? Você sabe o que pode fazer para evitar o problema sem abrir mão da coloração?
Há quem diga que as pessoas com couro cabeludo sensibilizado não podem pintar o cabelo, mas isso não é exatamente verdade. O segredo para não provocar uma irritação é usar os produtos certos - e se certificar de que eles não vão deixar a pele ainda mais sensível. Confira as dicas na matéria!
Prefira os tonalizantes para pintar o couro cabeludo sensível
Se o seu couro cabeludo é sensível e você já teve alguma reação alérgica ao usar uma coloração permanente, é provável a amônia seja a causadora do problema. Para evitar esse cenário, uma boa opção é usar os tonalizantes - que são tintas semipermanentes livres de amônia na composição.
Vale lembrar que os tonalizantes podem ser usados para fazer a coloração global ou até mesmo para cobrir os fios brancos. Mas, antes de usá-los para pintar os fios, é importante ler o rótulo e se certificar de que não exista na fórmula nenhum outro componente que possa te causar alergia.
Não se esqueça de fazer o teste de toque
Para garantir que a coloração escolhida para o seu cabelo não provoque uma irritação no couro cabeludo, é fundamental fazer o teste de toque antes de fazer a transformação das madeixas. Para isso, misture o creme revelador e o colorante em um recipiente - uma colher de chá de cada um já é o bastante.
Quando a mistura estiver homogênea, passe um pouco no antebraço ou atrás da orelha. Aguarde o tempo de ação do produto e lave bem a região. Depois, espere 24 horas para ter certeza de que não ocorra nenhuma reação alérgica. Se nada acontecer, já pode usar o tonalizante nos fios sem medo.
Como cuidar da irritação no couro cabeludo?
Para quem tem couro cabeludo sensível, o ideal é evitar as colorações com amônia. Mas, se você não sabia da sensibilidade e acabou descobrindo a reação alérgica depois de pintar os cabelos, existem formas simples de minimizar o problema.
O primeiro passo é procurar um hidratante para o couro cabeludo que tenha propriedades calmantes. Isso vai ajudar a amenizar a ardência ou coceira na região. Além disso, suspenda o uso do secador e da chapinha até a irritação passar e lave o cabelo apenas na água fria. Caso os sintomas não melhorem, procure um médico dermatologista imediatamente.
Matéria publicada em 06 de março de 2021, por Webedia