Você realmente sabe como lavar o cabelo? Mesmo que esse ritual seja comum e aparentemente fácil, é possível que o passo a passo não esteja sendo tão bem executado como você imagina - e qualquer erro pode influenciar diretamente na saúde dos seus fios, sabia?
Para saber qual é a melhor forma de lavar as madeixas, é preciso começar a dar atenção à temperatura da água do banho, ordem dos produtos usados e alguns outros pequenos detalhes que a gente explica aqui embaixo na matéria:
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
1- Tente lavar os cabelos sempre com água morna ou fria
A primeira parte do processo é escolher a temperatura certa da água: se ela for muito quente, pode acabar abrindo demais as cutículas do fio, ressecando e embaraçando bastante os cabelos.
O ideal é lavar os fios com a água morna (que acaba sendo o meio termo ideal para quem lava os cabelos no banho) e, se possível, finalizar a limpeza das madeixas com um jato de água fria para selar os fios e alinhar o visual.
2- Aplique um pouco de shampoo apenas na raiz do cabelo
Sabia que você não deve passar o shampoo nas pontas do cabelo? O ideal é aplicar uma quantidade pequena do produto só no topo da cabeça e deixar que o shampoo entre em contato com as pontinhas apenas na hora da lavagem.
Isso será suficiente para lavar todo o comprimento sem ressecar demais as pontas, que são naturalmente menos oleosas do que a parte próxima ao couro cabeludo.
3- Não esfregue o cabelo com força
Durante o uso do shampoo, outra dica de ouro: nada de esfregar o produto na raiz e enfraquecer os fios, ok?
O movimento aqui deve ser circular e gentil, justamente para que as pontinhas dos dedos estimulem os folículos capilares e, de quebra, deixem o ritual bem mais relaxante - como ele deve ser, né?
4- Experimente revezar os shampoos durante a semana
Se você usa sempre o mesmo shampoo e os cabelos já não estão respondendo tão bem ao produto depois da lavagem, a solução pode ser variar os produtos usados nos fios!
Observe como as madeixas estão se comportando e procure opções para acompanhar as necessidades da nova fase: se os cabelos estiverem muito ressecados, por exemplo, use shampoo hidratante; se estiverem pesados, prefira o shampoo com ação limpante.
5- Aplique condicionador e creme de tratamento sempre nas pontinhas
Sempre que for aplicar o condicionador ou creme de tratamento - que são produtos mais densos e hidratantes -, lembre-se de fazer a aplicação apenas no comprimento e pontas do cabelo.
Assim você vai evitar que os poros fiquem entupidos pelo produto, prevenir que a raiz do cabelo fique pesada e oleosa antes da hora e, de quebra, fugir de outros probleminhas como a caspa.
6- Use o condicionador para fechar as cutículas do cabelo depois da hidratação
Na hora da hidratação caseira, não se esqueça de que o condicionador deve ser usado sempre depois do creme ou ampola de tratamento.
É que como o condicionador tem função de selar os fios, usá-lo antes das máscaras vai acabar fechando as cutículas da fibra capilar e impedir que a hidratação aconteça da forma certa nas madeixas.
7- Seque os cabelos gentilmente com uma toalha de algodão
Por fim, já terminando o processo, o cuidado final deve ser com a forma de secar os fios: prefira sempre uma toalha de algodão - ou camisa do mesmo tecido - e nunca esfregue as madeixas com força!
Seque o cabelo por mechas, apertando gentilmente cada uma com a toalha ou camisa e, assim, o excesso de umidade será retirado sem causar nenhum dano aos fios!
Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.