Ter cabelos loiros é o sonho de muitas morenas, ruivas e negras, no entanto, para o conseguir, os fios escuros precisam passar por um processo de descoloração até chegar ao tom pretendido. Para que o resultado seja o esperado, é importante entender em que consiste esse tipo de procedimento químico, e ainda, qual o método mais indicado para o efeito desejado. O uso de emulsão reveladora como descolorante pode substituir a água oxigenada e deixar o cabelo com menos propensão ao desgaste. Confira tudo sobre esse tipo de coloração!
Entenda como acontece a descoloração com a emulsão reveladora
O objetivo da descoloração é retirar o tom natural dos fios e algumas mulheres costumam recorrer ao combo pó descolorante + água oxigenada para abrir as cutículas das madeixas e, com essa mistura, retirar o pigmento dos fios.
No entanto, o tratamento com a emulsão reveladora tem a mesma composição da água oxigenada, porém com a volumagem mais baixa. Dessa forma, o revelador não modifica a estrutura da fibra capilar e desempenha o mesmo papel da água oxigenada no processo de descoloração.
Saiba como funciona o revelador no processo de descoloração
O revelador atua em conjunto com as formulações de tinturas para clarear os fios sem danificar o folículo capilar. Por isso, esse produto age num processo que abre a cutícula dos cabelos para conseguir retirar a pigmentação presente, conseguindo consegue clarear até cinco tons partindo da cor base do cabelo - sendo ele colorido artificialmente ou não. Por exemplo, para as donas de madeixas na cor 5, que é castanho claro, os seus fios através desse procedimento conseguem chegar até o tom 10, que é o loiro claro.
Confira quais são os cuidados que devem ser tomados pré-descoloração e após o procedimento
Antes de iniciar o processo de descoloração é importante hidratar os cabelos para que a saúde do fio não seja tão afetada após o procedimento. Quem quiser descolorir os fios para fazer mechas, é indicado usar o papel alumínio, que impede a entrada de oxigênio e deixa os fios bem claros.
Após a descoloração, como as cutículas dos cabelos são abertas, alguns nutrientes naturais dos fios são perdidos. Por isso, é importante investir em produtos de reconstrução que recuperem a vitalidade das mechas e que possam hidratá-las e nutri-las. Além disso, é indicado investir em produtos específicos para fios coloridos, que possam manter o novo tom sempre vibrante e intenso.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.