A hidratação profunda é um cuidado indispensável para quem quer exibir cabelos bonitos e saudáveis. Além de ser a porta de entrada para os demais tratamentos - como nutrição e reconstrução -, ela devolve toda a água que a fibra capilar acaba perdendo no dia a dia e faz com que os fios fiquem macios, com movimento e livres de frizz.
Para quem gosta de cuidar das madeixas em casa, a boa notícia é que dá para fazer uma hidratação profunda sem precisar correr para o salão! Depois de separar uma máscara de qualidade para o seu tipo de fio, basta seguir algumas dicas simples para potencializar o efeito do produto e garantir um bom resultado nos cabelos. Confira!
Passo 1: Faça pré-poo no cabelo para criar uma película protetora
Como um dos principais objetivos da hidratação é eliminar o ressecamento das pontas, qualquer truque que ajude nessa tarefa é bem-vindo! Por isso, por que não começar o tratamento apostando no pré-poo? Com a função de criar uma película protetora, essa técnica ajuda a preservar o aspecto hidratado dos cabelos por impedir que a umidade natural dos fios acabe saindo junto com as impurezas durante a lavagem.
Basta aplicar algum óleo, creme de pentear, máscara ou condicionador nas pontas antes do shampoo. Depois, é só deixar agir por alguns minutinhos e enxaguar tudo normalmente antes do shampoo.
Dica: o pré-poo pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é ainda mais indicado para os que são naturalmente mais ressecados.
Passo 2: Use um shampoo de limpeza profunda
Depois de remover o produto que você escolheu para fazer o pré-poo, é hora de aplicar o shampoo! Para potencializar o tratamento, vale apostar em uma versão transparente, que faz uma limpeza profunda no couro cabeludo para eliminar todos os resíduos de produtos antigos e abrir bem as cutículas para que absorvam melhor a hidratação.
Para proteger as pontas, além da técnica pré-poo, tenha o cuidado de aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo - fazendo movimentos de dentro para fora com a pontinha dos dedos para esfregar bem.
Não precisa se preocupar com o comprimento: na hora do enxague, os resíduos do produto são suficientes para limpar e abrir a cutícula das pontas.
Passo 3: Divida o cabelo em seções para aplicar a máscara
Usou o shampoo de limpeza profunda? Então é hora de começar a hidratação! Reserve uma máscara indicada para a textura dos seus fios e separe o cabelo em seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca.
Começando a aplicação pela nuca, coloque o creme e enluve bem toda a mecha para garantir que o produto penetre bem nos fios; depois, faça o mesmo nas demais seções e deixe a máscara agindo durante o tempo determinado pelo fabricante. Se desejar, use uma touca enquanto espera a hora do enxague para que o calor ajude a potencializar o resultado.
Passo 4: Remova a máscara com água fria e aplique condicionador
Na hora de remover a máscara, um último truque também vai te ajudar a potencializar o efeito do tratamento: em vez de usar água quente para remover o produto, aposte na ducha gelada!
A temperatura baixa é mais indicada por ajudar a fechar as cutículas da fibra capilar - o que vai fazer com que os nutrientes da hidratação penetrem melhor nos fios - e, ainda, aumentar o brilho dos cabelos. Para finalizar, aplique um condicionador bem hidratante nas pontas e enxague por completo.
Matéria publicada em 26 de março de 2021, por Webedia.