Deixar o cabelo crescer nem sempre é uma tarefa fácil, certo? Durante os meses de projeto Rapunzel, a sensação é de que o crescimento dos fios fica mais lento e o comprimento dos sonhos nunca chega. Talvez você até já tenha visto alguma "receitinha para crescer cabelo" por aí, mas a verdade é que não existe fórmula mágica. Para os fios crescerem fortes e bonitos, é preciso cuidar das madeixas da forma certa.
Quer saber como fazer isso para evitar danos como a quebra e a queda excessiva e garantir um resultado saudável e lindo no período dedicado a crescer cabelo? Separamos uma listinha com alguns cuidados indispensáveis, da rotina de beleza à alimentação. Continue lendo e anote as dicas!
Crescer cabelo: o que pode afetar o ritmo de crescimento dos fios?
Antes de conferir as dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido, é importante entender qual é a velocidade normal e o que pode afetar o crescimento. Fios saudáveis crescem, em média, 1 centímetro por mês. Isso vale para cabelos em todos os formatos, mas os caracóis dos cacheados e crespos podem dar a impressão de que demoram mais a crescer por causa do fator encolhimento. Para checar, nesses casos, o ideal é esticar a mecha na hora de medir.
O processo de crescer cabelo de forma forte e saudável depende de alguns fatores. O fio nasce no bulbo capilar e algumas doenças, como alopecia e dermatite seborreica, podem prejudicar o bem estar dessa área e, consequentemente, afetar o crescimento. Esses casos devem ser tratados por um dermatologista. Além disso, estresse, falta de nutrientes e alterações hormonais também podem ser a causa da queda de cabelo ou de um ritmo mais lento de crescimento. Por fim, você também pode ter a impressão de que seu cabelo não cresce devido à quebra ou queda excessiva dos fios.
Sabendo disso, fique atenta às dicas que podem te ajudar no processo de crescer cabelo:
Dica 1: uma linha de fortalecimento dos fios que evite a quebra ajuda a fazer o cabelo crescer
A melhor forma de estimular o crescimento dos fios é garantindo que eles estejam saudáveis e fortes para isso - logo, a linha de tratamento certa para o dia a dia faz toda diferença! Na hora de lavar e tratar as madeixas, busque produtos voltados ao fortalecimento e recuperação dos fios (especialmente das pontinhas). O óleo de rícino, a queratina vegetal e vitaminas são ingredientes que você pode procurar na fórmula para evitar a quebra capilar e estimular o crescimento saudável do seu cabelo. Esses ativos são os melhores amigos do cabelo longo!
Dica 2: usar shampoos transparentes para limpar os folículos pode acelerar o crescimento do cabelo
Se você quer ajudar o processo de crescer cabelo, é importante incluir um shampoo transparente de limpeza na rotina de vez em quando para garantir que o couro cabeludo esteja bem limpinho e livre de resíduos. Pouca gente sabe, mas o acúmulo de oleosidade e produtos como máscara, condicionador e cremes de pentear pode entupir os folículos do couro cabeludo, onde nascem os fios, e prejudicar o crescimento. O shampoo antirresíduos ajuda a eliminar as impurezas e desentupir os folículos. Se você lava o cabelo três vezes na semana, use o shampoo uma vez num período de 7 dias. Para intervalos maiores na frequência de lavagem, o ideal é encaixar o shampoo transparente quinzenalmente.
Dica 3: o creme de pentear anti-corte protege as pontas e ajuda o momento de crescer cabelo
Após fazer a lavagem correta das madeixas, apostar na finalização com creme de pentear anti-corte é fundamental, viu? Afinal, todo mundo que passa pelo projeto Rapunzel quer evitar a tesoura. Esse aliado ajuda a acabar com a sensação de que o cabelo não cresce porque trata e previne as pontas duplas e quebradiças no visual, tirando a sensação de fios ralos e deixando as madeixas fortes com o uso contínuo. Assim, você pode adiar um pouquinho mais o próximo corte e acelerar o crescimento capilar.
Dica 4: químicas capilares podem danificar os fios e prejudicar o crescimento
Colorir e alisar as madeixas são hábitos que fazem parte da rotina de muitas mulheres, mas, se a ideia é dedicar um tempo para crescer cabelo, vale a pena dar uma pausa nas químicas - ou, ao menos, aumentar o intervalo entre elas. Isso porque esses procedimento alteram a estrutura dos fios, além de deixarem eles mais fragilizados (especialmente no caso da descoloração). Como consequência, eles podem, sim, ficar quebradiços e fracos. Por isso, se o objetivo é manter as madeixas fortes e longas, aposte em tratamentos como a reconstrução no dia a dia e reduza a frequência dos processos químicos.
Dica 5: faça massagens no couro cabeludo para estimular os folículos capilares
Sabia que uma boa massagem no couro cabeludo também contribui para o crescimento dos cabelos? O que acontece é que a massagem com as pontas dos dedos estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, favorece a atividade dos folículos na cabeça. Isso pode acelerar um pouquinho o crescimento capilar, especialmente se ele estiver mais lento que o normal. Dica bônus: pentear as madeixas durante alguns minutos traz o mesmo resultado e também ajuda o cabelo a crescer!
Dica 6: a alimentação saudável garante os nutrientes necessários para ajudar a crescer cabelo
Tudo no corpo funciona de forma interligada, por isso, a sua alimentação também tem relação direta com o aspecto e força dos seus cabelos! O que acontece é que os alimentos ricos em proteínas (leite, carne, peixe, ovos, etc) são necessários para que se forme a matriz capilar - que é o que dá origem aos fios. Logo, uma dieta balanceada e rica em proteínas ajuda (e muito) a fazer os cabelos crescerem fortes e ainda mais rápido!
Dica 7: evite hábitos que podem contribuir para a queda ou quebra do cabelo
Alguns costumes do dia a dia também podem quebrar ou aumentar a queda capilar, prejudicando o crescimento dos fios. Dormir com o cabelo molhado ou prender antes que ele seque, por exemplo, podem entrar nessa lista, já que os fios úmidos são mais frágeis que o normal. O mesmo acontece com o uso excessivo do secador e da chapinha: se for realmente necessário usar essas ferramentas, aposte sempre em um leave-in com proteção térmica para evitar que o cabelo fique danificado no processo. Além disso, evite hábitos externos que também podem provocar a queda capilar, como o fumo.
Matéria publicada em 10 de março de 2021, por Webedia.