Estrias são uma das preocupações das mulheres logo quando descobrem a gravidez. A marca, que é uma espécie de cicatriz rosa ou esbranquiçada, é causada pela variação de peso, e para quem não quer descuidar do corpo, a dica é apostar em hábitos e produtinhos que hidratem e nutrem a pele logo no primeiro mês de gestação. "Quanto antes iniciarmos o preparo para isso não ocorrer, mais chances de evitar estrias também teremos", explicou a dermatologista Tatiane Curi. Saiba mais detalhes de como evitar as estrias durante e depois da gravidez.
Prevenção das estrias pode começar na descoberta da gravidez
A prevenção das estrias pode começar assim que se descobre a gestação, porque é nessa época, logo nas primeiras semanas, que a pele pode esticar demais e muito rapidamente, fazendo com que as fibras colágenas e elásticas se rompam. Ou seja, é preciso que a pele esteja sempre hidratada e preparada para enfrentar o aumento e a perda de peso sem criar estrias. "Existe uma predisposição genética na formação de estrias nessa época. Pacientes que apresentam histórico familiar de estrias apresentam um maior risco de desenvolverem na gravidez", explicou Tatiane Curi.
Cremes com vitamina E e colágeno são os mais indicados
É importante ressaltar que os cosméticos devem sempre ser orientados pelo obstetra para que não ocorra nenhum tipo de alergia, mas a dermatologista Tatiane Curi explica que os mais usados são aqueles que protegem as fibras de colágeno, como a vitamina E. "Existem cremes e loções hidratantes e nutritivas que vão hidratar e preparar as fibras para serem estiradas sem se romperem. Compostos que contenham vitamina E, centela, colágeno, lactato de amônia, elastina e óleos vegetais são recomendados antes e durante a gravidez", indicou.
Onde aplicar: com massagens, nas áreas do abdômen, coxas e laterais da barriga. De acordo com a dermatologista, deve-se evitar na área dos mamilos para não afinar a pele dessa região.
Massagens relaxantes e drenagens ajudam no combate a variação de peso
Outra forma de evitar estrias durante a gestação é apostar em massagens e drenagens linfáticas, que ajudam a prevenir o inchaço, o que diminui, e muito, a variação constante de peso. "As grávidas podem fazer procedimentos que hidratem a pele e a preparem para o aumento de peso e distensão abdominal. Massagens relaxantes, hidratantes e até alguns tipos de drenagens linfáticas podem auxiliar no inchaço e na retenção de líquidos e colaborar para que o ganho de peso não seja tão excessivo", explicou a dermatologista Tatiane Curi.
Matéria publicada em 02 de julho de 2021, por Webedia.