Sucesso entre as adeptas dos fios claros, o loiro esfumado é uma veio para ficar! Também conhecida como "shadow root hair", ela entrega uma transição suave da cor natural dos fios para a coloração e, ainda, conta com a vantagem de permitir um espaçamento maior entre um retoque e outro. No entanto, para fazer o procedimento, não basta deixar um espaço na raiz e pronto: é preciso contar com a ajuda de um profissional e seguir uma série de passos para garantir o resultado esfumado. Quer saber como é feita a técnica? Confira a matéria com as dicas do hairstylist Ale Crema!
Loiro esfumado: coloração de tom mais escuro garante o efeito nos fios
À primeira vista, dá para pensar que basta não aplicar a coloração na raiz para conseguir o efeito loiro esfumado do "shadow root hair". No entanto, para garantir esse sombreamento natural nos fios, o profissional precisa contar com o reforço de uma tinta permanente ou de um tonalizante de tom mais escuro. "A raiz esfumada é feita quando a cliente não quer aquele efeito de risquinha, sabe? Então, você faz esse truque para deixar um aspecto mais natural", esclarece o hairstylist Ale Crema.
De acordo com o profissional, para garantir uma gradação suave nos fios, o ideal é usar uma coloração ou tonalizante com 1 ou 2 tons mais escuros do que a cor escolhida para as pontas: "Se você deixou o comprimento na altura de um 10 de descolorante, você apaga a raiz com oito e, assim, sucessivamente. Se apagar muito, ela vai sumir, e a intenção é criar um degradê esfumado", explica.
PENTE FINO AJUDA A TIRAR A MARCAÇÃO DA RAIZ DO LOIRO ESFUMADO
Depois de colorir a raiz com um tom mais escuro, é preciso desfazer a marcação para criar o degradê suave que chama atenção na técnica. Para fazer essa etapa do procedimento, o truque é fazer o esfumado com um pente fino - ou seja, puxar a coloração ou tonalizante para mais alguns centímetros abaixo do comprimento.
Ale Crema explica o processo: "depois de apagar a raiz, você usa o pente fino para que o cabelo não fique marcado. Esfumamos, geralmente, até uns dois centímetros do comprimento".
PASSO A PASSO PARA APOSTAR NO LOIRO ESFUMADO EM CASA
Agora que você já sabe os dois principais truques para conseguir o efeito loiro esfumado na raiz, que tal ver o passo a passo completo para entender como funciona o procedimento? Confira:
Passo 1. Comece fazendo o teste de mecha e de toque para ter certeza de que o cabelo aguenta a química e que você não tem alergia a nenhum componente;
Passo 2. Aplique o loiro escolhido para o comprimento desde a raiz. Deixe a coloração agindo pelo tempo indicado na caixinha e, depois, enxague abundantemente;
Passo 3. Para começar a fazer o visual loiro esfumado na raiz, divida o cabelo em quatro partes. "Você faz a mesma divisão da coloração tradicional - da testa até à nuca, de orelha à orelha", explica Ale Crema.
Passo 4. Deposite a coloração permanente ou tonalizante mais escuro em um pincel e, a partir da nuca, aplique na raiz das madeixas. "Comece sempre da parte de baixo para cima, tomando o cuidado de aplicar a tinta só na raiz", reforçou o hairstylist.
Passo 5. Após fazer esse procedimento na raiz de todas as seções, volte para a nuca e puxe a coloração com um pente fino - que, como explicou Ale Crema, costuma ficar até dois centímetros no comprimento;
Passo 6. No final, deixe a coloração ou o tonalizante agindo por alguns minutos e enxágue novamente.
Publicada em: 25/07/2017
Atualizada em: 16/06/2020