A descoloração capilar é um procedimento realizado para poder despigmentar os fios, sendo possível deixá-los platinados com fios super claros ou incorporar outra tonalidade. Quem gosta de mudanças mais radicais também opta pela descoloração, já que é possível deixar os fios com a cor fantasia de sua preferência, podendo transformar o visual sendo que possível.
Entretanto, a descoloração precisa ser feita com muita cautela para não prejudicar a saúde dos fios com profundidade e evitar um possível corte químico. O blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas de como descolorir os cabelos e quais cuidados você deve ter para manter os cabelos lindos e com menos danos.
Como saber se meu cabelo vai aguentar descolorir?
Antes de realizar qualquer procedimento químico, é muito importante que você faça o teste de mecha para saber se o seu cabelo irá aguentar o procedimento de descoloração sem prejudicar a estrutura do fio. É a partir desse teste que podemos avaliar a saúde do fio, podendo recorrer a tratamentos capilares para fortificar os fios antes de realizar o procedimento de descoloração.
Como descolorir o cabelo?
O procedimento de descoloração é um procedimento muito invasivo para o fio, uma vez que esse tipo de procedimento químico abre a fibra capilar e despigmenta o tom natural dos fios, dessa forma será possível usar colorações mais claras nos fios ou deixá-los com o visual platinado.
Cabelos naturais costumam ser os mais indicados para realizar a descoloração, já que será a primeira vez que os fios sofrem com a abertura da fibra capilar. Quem já possui cabelos quimicamente tratados ou que já tenham descoloração, devem tomar muito cuidado pois a saúde do fios já está comprometida por conta das químicas realizada anteriormente, sendo assim acabará perdendo o restante de proteína dos fios e por conta dessa agressividade, os fios se partam ou ficam muito elásticos.
Sempre peça orientação profissional para descolorir os fios e evitar que seus cabelos fiquem mais fragilizados e perca os nutrientes fundamentais para mantê-los sempre belos.
Qual mistura fazer para descolorir o cabelo?
Para realizar a descoloração é necessário utilizar pó descolorante e água oxigenada, onde um age na abertura da fibra capilar enquanto o outro trabalha para despigmentar o fio. A proporção é sempre 1:2, ou seja, uma medida de pó descolorante para duas medidas de água oxigenada. Faça o teste de mechas para garantir que seus fios estão aptos para receber a descoloração e não correr o risco de sofrer danos profundos.
O que precisa passar no cabelo antes de descolorir?
Antes de fazer a descolorir o cabelo é fundamental que você realize alguns tratamentos pré-coloração para assegurar a saúde dos fios, o cronograma capilar é um dos tratamentos que são recomendados para revitalizar a saúde do fio. Dentro do procedimento de cronograma capilar são revezados os cuidados com nutrição, hidratação e reconstrução, que visam recuperar nutrientes e proteínas que os fios perdem, para deixá-los saudáveis e aptos a realizar procedimentos químicos.
Há também outros cuidados que ajudarão a preservar a saúde do seu cabelo, como evitar banho de mar e piscina, exposição solar excessiva, excesso de fontes de calor e não fazer procedimento químicos durante o tratamento para descoloração.
Tem que lavar o cabelo antes de descolorir?
Não é necessário lavar os cabelos antes de descolorir os fios. A gordura natural produzida pelas glândulas sebáceas ajuda a proteger os fios que ficarão sensibilizados durante o processo de descoloração, evitando a perda excessiva de água da fibra.
Pode descolorir e pintar o cabelo no mesmo dia?
Pode sim. É comum que seja feita a coloração do cabelo no mesmo dia em que é feita a descoloração, para adotar uma nova tonalidade e deixar o visual diferente. Tanto a coloração quanto o tonalizante estão liberados para uso. Como os fios já sofreram o bastante com a sensibilização da fibra, opte por usar colorações que tenham componentes hidratantes e sua composição ou coloração sem amônia, que irá pigmentar seu fio sem penetrar profundamente na fibra e deixar ainda mais sensibilizado.
Quais cuidados tem com o cabelo após a descoloração?
Depois de descolorir o cabelo, é fundamental apostar em cuidados capilares para recuperar a saúde das madeixas, afinal, mesmo que você cuide do seu cabelo em todas as etapas, a química pode danificar um pouco os fios. Por isso, é recomendado seguir um cronograma capilar para cabelos com química, optando por produtos potentes e ricos em nutrientes específicos para cabelos descoloridos.
Benefícios de matizar o cabelo
Ao matizar o cabelo você garante que os fios não fiquem com aquele aspecto amarelado, deixando-os bem claros e platinados. Os matizadores contém componentes hidratantes, que ajudam a recuperar o brilho dos fios e tirar aquele aspecto opaco e sem vida dos fios. Ela pode ser feita após o procedimento de descoloração para já deixar os fios com bastante brilho e maciez. Nos cuidados pós-química, deve ser usado quinzenalmente ou mensalmente.
Conheça as colorações L'Oréal Paris
Depois de entender como descolorir o cabelo e ficar por dentro de quais cuidados ter com os fios descoloridos, é hora de escolher as colorações que darão tom ao seu novo visual. Para cabelos loiros e platinados a L’oréal Paris desenvolveu uma linha de coloração especial, que irá garantir fios platinados com reflexos frios e sofisticados.
A linha de Imédia Excellence Blonde Supreme permite que a cor fique intensa e tenha longa duração, além de contar com tratamento pós-descoloração que deixam os fios com a cor neutralizada, graças à exclusiva tecnologia matizadora.