O cabelo preto azulado já esteve em alta há algumas temporadas mas parece que voltou com tudo para 2018! É que fios pretos puxados para o azul são mais intensos do que o preto natural, e a nuance acaba agradando as morenas que gostam de um visual mais marcante. Se você é desse time, pode comemorar: o processo para conseguir o preto azulado em casa não é tão difícil! É que, diferente das colorações loiras, o preto não precisa que o cabelo seja descolorido para tingir as madeixas. Confira os detalhes!
Cabelos virgens e castanhos não precisam passar pela descoloração
O preto azulado é uma nuance bem escura e intensa e, por isso, consegue fixar em cabelos com base mais clara, como castanhos e loiros - mas só se a cor for a mesma da raiz as pontas e em todas as mechas. Em cabelos virgens, o preto intenso também costuma colorir os fios sem que eles passem pela descoloração, porque é a cor mais escura da tabela de colorimetria. O que acontece é que a lógica em relação à coloração é que nuances escuras fixam em cores de cabelo mais claras, enquanto o contrário pede uma descoloração nos fios, isso é, quando é preciso remover pigmentos de uma coloração anterior.
Cabelos com luzes precisam passar pela descoloração
Se você tem luzes ou mechas de qualquer tipo ou tom, como ombré hair ou balayage, provavelmente terá que apostar na descoloração antes de aplicar o preto azulado. Mesmo que suas luzes sejam bem claras, é recomendado descolorir para que o preto fique uniforme e alcance todas as mechas do cabelo, evitando aquele efeito manchado em algumas partes das madeixas.
Saiba como encontrar a coloração certa para chegar ao preto azulado
A coloração preta azulada tem reflexos acinzentados e são eles que dão aquele aspecto puxado para o azul, principalmente no sol. O reflexo cinza é o que deixa a cor fria e mais intensa, além de evitar que o cabelo desbote para o vermelho. Na hora de buscar pela caixinha, procure pela numeração que tenha o número "1" depois do ponto, que indica que o reflexo é acinzentado.
Já para quem tem cabelos brancos, o processo é um pouquinho diferente: é preciso misturar a tinta com reflexo cinza com colorações bases terminadas em "0", como o 2.0, do preto natural. Na hora de colorir, a proporção do produto dependerá do número de fios, já que quanto mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser.
Passo a passo para colorir os cabelos de preto azulado em casa:
1. Com os fios secos e desembaraçados, divida os cabelos ao meio com um pente fino;
2. Depois, faça dois rabos de cavalo, um de cada lado;
3. Divida cada rabo de cavalo em duas partes de forma que todo o cabelo ficará separado em cruz, com quatro partes iguais;
4. Em cada uma das quatro partes, separe várias mechinhas de cabelo com cerca de 2 cm de espessura e prenda-as com grampos;
5. Com um pincel largo, aplique a tinta nas mechas da região da franja para trás, começando pela raiz e descendo até as pontas;
6. Depois de aplicar a mistura em todas as mechas, faça uma massagem com as mãos para espalhar o produto;
7. Espere o tempo de pausa indicado na embalagem - que, em geral, é de 40 minutos - e depois enxague bem.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.