O sidecut foi uma das tendências mais fortes do último ano e muitas mulheres - incluindo as famosas - entraram na moda do raspado lateral com volume jogado para um lado. Apesar de criar um visual de personalidade, o estilo pode ser uma complicação para quem deseja deixar as madeixas crescerem, pela diferença de tamanho entre os lados do cabelo. A cabeleireira Luma Vieira conta que o período mais complicado são os primeiros meses, quando as mechas do lado raspado começam a crescer diferente dos demais: "quem tem fios finos, lisos ou sem volume consegue esconder o sidecut apenas trocando a risca de lugar. As madeixas mais grossas, crespas ou volumosas precisam de controle, porque como estão mais leves, costumam crescer para cima e se destacar entre os cabelos".
Produtos e acessórios que controlam o volume do cabelo em crescimento
A cabeleireira explica que neste período em que o cabelo não tem peso, o ideal é usar produtos que controlem o volume para evitar que as mechas recém-crescidas deixem uma das laterais das madeixas mais altas ou que saiam entre os fios. Se nem com a ajuda de gel, pomadas ou mousses a mecha em crescimento perder o volume, prendedores e grampos podem ser uma ajuda temporária para deixar a mecha no lugar.
Para uma solução definitiva, Luma sugere uma escova alisadora: "É possível fazer uma progressiva no cabelo que está crescendo, como se faz na franja ou em um local específico, mas é preciso que os fios já tenham alguns centímetros para ficar com bom caimento". Nos dias em que camuflar o estilo não funcionar, acessórios como chapéus e lenços também ajudam a passar por essa etapa capilar.
Cortes que ajudam a "camuflar" o sidecut crescido
Outra sugestão é aproveitar esse período para ousar com os cabelos e radicalizar em um corte curto para deixar as madeixas crescerem por igual ou apostar em cortes assimétricos, que suavizem as diferenças entre os fios maiores e menores. Para quem não deseja cortar mas tenta igualar o tamanho, as extensões podem ser a solução. "É possível usar um megahair, mas é preciso esperar o cabelo ter alguns centímetros para poder fixar a mecha. A extensão também precisa ser natural para se misturar, do contrário, daria até mais destaque para essa parte da cabeça", explicou a profissional.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.