Com a onda de maior aceitação dos cabelos cacheados e crespos, muitas mulheres passaram a se sentir mais bonitas com as madeixas naturais e decidiram passar pela transição capilar, assumindo o cabelo afro. Mas e quem está passando pelo processo contrário e indo dos fios crespos para os lisos?
Assim como é preciso tomar alguns cuidados com os fios durante a transição, se você tem cabelo crespo e quer alisar também é importante cuidar bem das suas madeixas. Quer saber o que fazer para manter o cabelo crespo lindo e saudável depois de alisar? Então vem ver essas 6 dicas que a gente separou para te ajudar.
1- Deixe o cabelo saudável antes de alisar
As escovas progressivas e outras técnicas de alisamento alteram a fibra capilar e, mesmo que sejam bem feitas, podem danificar um pouco o seu cabelo. Por isso, antes de começar a pensar nos tratamentos pós-química, é fundamental cuidar bem dele antes de fazer o alisamento. Assim, as chances das suas madeixas continuarem saudáveis e bonitas são maiores.
2- Faça uma reconstrução pós-alisamento
Mesmo que você faça uma hidratação antes da química, a escova progressiva pode causar alguns danos nos fios. Para repor os nutrientes perdidos, a melhor opção é apostar em uma reconstrução bem caprichada com uma máscara capilar adequada e, claro, queratina líquida. Ela é ideal para recuperar a massa e as proteínas dos fios.
3- Monte um cronograma capilar para você
Depois disso, é importante continuar cuidando dos fios para eles ficarem lisos e cheios de brilho por mais tempo. O ideal é montar um cronograma capilar, alternando hidratação, nutrição e reconstrução. Uma forma simples de fazer isso é seguir a regrinha: hidratação + nutrição + reconstrução na primeira semana, nutrição + hidratação + nutrição na segunda, e daí em diante, repetindo o processo.
4- Não lave os fios todos os dias e use o shampoo certo
Se você quer que a escova progressiva dure o máximo possível e os fios não fiquem ressecados, evite lavá-los todos os dias. Além de retirar o óleo natural do cabelo, isso pode fazer com que o alisamento dure menos tempo. Para garantir a durabilidade, também é importante apostar em um shampoo adequado para cabelos com química.
5- Proteja seu cabelo das ferramentas de calor
O ideal seria não usar secador nem chapinha depois de fazer uma escova progressiva. Mas a gente sabe que, para algumas mulheres, isso é quase impossível. Então, é fundamental usar um leave-in ou óleo capilar com proteção térmica, que vai minimizar os efeitos da alta temperatura nos seus fios e evitar que fiquem ressecados.
6- Respeite o tempo de manutenção da química
Depois de alguns dias da escova progressiva, o cabelo volta a ganhar mais movimento e é normal parecer que ele está um pouco menos liso. Quando isso acontece, algumas pessoas querem voltar ao salão para fazer um novo alisamento. Mas acumular a química nos fios pode trazer muitos danos - e até provocar um corte químico. O melhor é respeitar o tempo indicado pelo seu cabeleireiro, que pode variar entre 3 e 6 meses.
Matéria publicada em 03 de março de 2021, por Webedia.