Técnicas de texturização vão garantir a definição dos cachos no cabelo curto
Responsável por garantir a definição dos cachos, a texturização, como fitagem e dedoliss, faz parte da rotina capilar de todas as cacheadas, inclusive as de cabelo curto. Após a limpeza dos fios, comece a desembaraçá-los ainda úmido com um pente largo. Evite pentear o cabelo cacheado quando já está seco, senão os cachos irão perder a forma, além de aumentar o surgimento de frizz.
Para fazer a fitagem, o primeiro passo é escolher um creme de pentear adequado para cabelo cacheado. Nossa indicação é o Creme Elseve Óleo Extraordinário Cachos, de L'Oréal Paris, que garante cachos hidratados e definidos, além de combater fios arrepiados. Em seguida, divida o cabelo em mechas, semelhante a fitas, e aplique o creme de pentear em cada uma. Depois, amasse as fitas com as mãos de baixo para cima para que os cachos sejam formados. Por último, deixe o cabelo secar naturalmente ou seque com um difusor de cachos.
Se preferir e o seu corte curto ainda tiver um certo comprimento, pode optar pela técnica dos coquinhos. O método é simples: separe o cabelo em mechas com o tamanho de sua preferência e aplique o creme de pentear. Em seguida, pegue uma mecha e a divida em duas partes, enrolando uma na outra. Faça um pequeno coque e prenda-o na raiz com a ajuda de um elástico. Repita esse processo por todo o cabelo. Por último, espere o máximo de tempo que puder para retirar os coques ou até secar.
Escolha produtos leves para a finalização do cabelo curto cacheado
Cortes curtos no cabelo cacheado realçam ainda mais o volume natural dos fios, e uma boa finalização nos fios vai realçar o formato espiral e garantir movimento dos cachinhos. Com o comprimento do cabelo mais curto, é essencial tomar alguns cuidados na hora de escolher e aplicar nos fios alguns produtos, como máscaras de hidratação e creme de pentear. Se o corte escolhido for bem curtinho com o comprimento terminando próximo ao couro cabeludo, é preciso ter ainda mais cuidado com os cremes escolhidos, pois a aplicação na região da raiz é inevitável. O ideal é buscar produtos leves ou máscaras adequadas para a raiz, para que o cabelo cacheado curto não fique com um aspecto pesado e oleoso. Lembre-se também de diminuir a quantidade aplicada nos fios.
Para acordar com cachos curtos sedosos, aposte em touca e fronha de cetim
Quem tem cabelo cacheado sabe que, após a uma noite de sono, o cabelo tende a acordar amassado, sem definição e até mesmo com frizz. Isso acontece porque o atrito entre o cabelo cacheado e a fronha de algodão resulta no surgimento de fios arrepiados e até embaraçados. Para garantir que seu cabelo curto cacheado esteja sedoso e alinhado pela manhã, a solução é dormir com uma touca ou fronha de cetim, que vai proteger os fios do atrito devido a sua superfície escorregadia.
Matéria publicada em 24 de junho 2021, por Webedia.